Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas.
Os desvios posturais como a Lordose cervical, Cifose Dorsal, Lordose Lombar e Escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável às tensões mecânicas e traumas.
-Lordose:
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da Lordose Lombar normal (Hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da Lordose Lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a Lordose).
A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
Fonte: vaniazanquetaciencias.blogspot.com.br/2011/08/saude-da-coluna-vertebral.html
-Cifose:
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e condicionamento físico insuficiente.
Doenças como Espondilite Anquilosante e a Osteoporose Senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Fonte: naturaleusou.blogspot.com.br/2010/05/saude-da-coluna.html
Fonte: www.fernandagalo.com/index.php?m=pages&action=noticias&id=7
A Espondilite Anquilosante é um tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Embora não exista cura para a doença, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas - inflamação e dor -, estacionar a progressão da doença, manter a mobilidade das articulações acometidas e manter uma postura ereta.
Fonte: www.reumatologia.com.br/pdfs/cartilha_espondilite_anquilosante.pdf
Corte de osso do colo do fêmur com Osteoporose Senil
Fonte: www.osteoprotecao.com.br/os_conceituacao.php
A osteoporose Tipo II, senil ou de involução, acomete indistintamente homens e mulheres, principalmente mulheres na pós-menopausa, acima dos 70 anos, em ambos os tipos de ossos, trabecular e cortical. Na maioria dos casos, o paciente só descobre que está com a doença após a primeira fratura.
Em decorrência deste fato podem ocorrer fraturas, não apenas na coluna vertebral, como também na pelve, ossos longos, costelas, quadril e punho.
Considerada um grave problema de saúde pública, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrência de fraturas após traumas mínimos.
Fonte: www.brasilescola.com.br/doencas/oesteoporose.html
-Escoliose:
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na Escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.
Fonte: revistapilates.com.br/tag/escoliose/
-Hérnia de Disco:
A Hérnia de Disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral ou pode acontecer como consequência de um trauma severo sobre a coluna. A Hérnia de Disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.
Figura 4
Hérnia discal em L4-L5 e L5-S1.Protusões discais de T12 à L4.
Degeneração discal em L4-L5 e L5-S1.
Redução da curvatura lordótica lombar fisiológica
Fonte: www.herniadedisco.com.br/exames_complementares/imagens-radiologicas-da-coluna-vertebral-1/
-Osteofitose:
A adoção de posturas erradas leva, ao longo do tempo, a lesões das articulações vertebrais. A Osteofitose aparece decorrente da protusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem à formação de osteófitos cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, causando a aproximação das vértebras, comprimindo a raiz nervosa e causando dores.
Nenhum comentário :
Postar um comentário