sexta-feira, 22 de maio de 2015


21/05/2015 18h57 - Atualizado em 21/05/2015 19h52

Campanha de vacinação contra gripe atinge 38,6% do público-alvo

Campanha nacional termina oficialmente nesta sexta-feira (22).
Alguns municípios e estados, como SP e SC, prorrogaram localmente.

Do G1, em São Paulo

Idosos estão entre público alvo da campanha (Foto: Divulgação / Ascom Araruama) 

Idosos estão entre público-alvo da campanha (Foto: Divulgação/Ascom Araruama)

A um dia do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, 38,6% dos 49,7 milhões de pessoas que formam o público-alvo da mobilização procuraram postos de saúde pelo Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.
A campanha acaba oficialmente nesta sexta-feira (22) em nível federal, mas alguns municípios e estados, como São Paulo, Santa Catarina e Alagoas, já anunciaram que vão prorrogar a vacinação. Entre as cidades que seguirão vacinando estão, por exemplo, Santarém (PA) e Petrolina (PE).
Técnicos do Ministério da Saúde avaliam se a campanha será prolongada nacionalmente. Segundo a pasta, 19,1 milhões de brasileiros receberam a vacina desde o dia 4 de maio, quando a campanha teve início. A meta do governo é atingir ao menos 80% do total previsto.
Grupo vulnerável
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
De acordo com o ministério, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de mortes (163), seguido do H3N2 (105).
De acordo com o ministério, o medicamento é contraindicado para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
arte gripe (Foto:  )
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/05/campanha-nacional-de-vacinacao-de-gripe-acaba-nesta-sexta.html

 
Está acabando o prazo da vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o Brasil. A estimativa é de que, até o final da campanha, mais de 40 milhões sejam imunizados contra a doença. Por isso, se você faz parte do público que deve tomar a vacina este ano (saiba mais abaixo) e ainda não se protegeu, não fique de fora. Procure com urgência um posto de vacinação.
Importância da vacinação - Com a chegada do inverno, vem também o período de maior incidência da gripe. E para garantir a proteção antes do início da estação, é muito importante tomar a vacina no período da campanha. Isso porque o organismo leva de duas a três semanas para criar os anticorpos necessários parar gerar a proteção contra a doença. Além disso, a vacinação tem contribuído ao longo dos anos com diversos benefícios para a população, como: redução das complicações decorrentes da doença, diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável nos grupos vacinados.
Quem deve tomar a vacina este ano - Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena e pessoas privadas de liberdade. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de vacinação.
A segurança da vacina - A vacina é a melhor maneira de prevenção contra a gripe. Sua segurança contra a doença é garantida, pois o vírus utilizado em sua produção é inativado em laboratório e, portanto, é impossível que a vacina provoque gripe após aplicação no paciente.
As reações adversas à vacina são mínimas, tais como: dor no local da injeção, febre e mal-estar que duram um ou dois dias.
Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35531-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-esta-na-reta-final

Não deixem de se vacinar, para isso, basta deslocar-se ao posto de saúde mais próximo na sua cidade, com RG (Carteira de Identidade) e Cartão de Vacinação em mãos. Leve seus pais, filhos, sobrinhos, netos. Lembrem-se!!! SAÚDE É TUDO e deve estar em PRIMEIRO LUGAR!!! Ainda dá tempo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário