quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dermatologista explica como cuidar de cada tipo de pele e atingir uma maquiagem natural

Uma grande tendência no mundo da beleza é o skincare, ou seja, o cuidado específico com a pele para que ela esteja mais saudável e consequentemente, contribua para que a cobertura da maquiagem seja natural e sutil. O que é feito antes do make tem ganhado cada vez mais relevância!
Para atingir os melhores resultados na produção é necessário identificar os tipos de pele, além de entender como higienizá-las adequadamente e quais devem ser os cuidados. Conversamos com a dermatologista Angélica Pimenta que nos contou detalhadamente sobre os tipos de pele e deu informações valiosas para todo maquiador ficar expert no assunto e deixar a pele de sua cliente com uma aparência viva e com um make fresh e saudável.
Portal da Maquiagem - Quais são os tipos de pele mais comuns?
Angélica Pimenta: 
Oleosa: Nesse tipo de pele, as glândulas sebáceas produzem muita oleosidade, principalmente durante o sono. Então, além de poros dilatados e brilho constante, a pele pode apresentar cravos e espinhas. Por isso, o ideal para os que possuem esse tipo de pele são produtos livres de óleo (oil free), com texturas leves à base de água, preferencialmente em gel e sérum de efeito matificante. A pele oleosa tem tendência a poros obstruídos e dilatados, acne e manchas.
Normal: A pele normal costuma ser equilibrada, se mostrando macia, uniforme e sem manchas. A pessoa pode utilizar todos os tipos de produto nesse caso.
Mista: Uma dos tipos de pele mais comuns no país, a pele mista é conhecida pela oleosidade na chamada zona T (que envolve testa, nariz e queixo), além de ressecamento nas laterais do rosto. Os produtos indicados para deixar essa pele equilibrada são aqueles livres de óleo (oil free) e com textura leve, em gel creme matificantes.
Seca: Mais comum a partir dos 40 anos, essa pele tem menos elasticidade e brilho, e maior tendência à linhas finas e rugas. Por ser mais sensível, apresenta descamação e a vermelhidão, dando a sensação de pele esticada, além dos poros quase imperceptíveis.
Portal - Como higienizá-las e cuidá-las?
Angélica:
Pele seca: Nessa pele, a limpeza com um sabonete líquido com adição de um complexo emoliente, como vitamina E, devolvam a umectação da pele. Além disso, é fundamental um hidratante específico para a cútis, de preferência com filtro solar.
Peles normais: Como é uma pele macia, lisa e com poros não visíveis, em geral, não necessita de cuidados extremos. Fazer a limpeza diária com um sabonete suave e utilizar cosméticos indicados para pele normal, que geralmente são mais fáceis de encontrar, mantém uma pele saudável.
Pele oleosa: Merece um cuidado especial para retirar e controlar a oleosidade. É importante apostar em sabonetes de ácido salicílico, nunca esquecer do adstringente e protetor solar, e tomar cuidado para que os hidratantes não sejam compostos por óleos, já que isso pode criar um efeito rebote e piorar o aspecto da pele. Além disso, é interessante esfoliar esse tipo de pele para retirar a camada de gordura.
Pele mista: Assim como a oleosa, deve ser retirado a oleosidade, no caso, da zona T. Na hora da limpeza, vale procurar por produtos específicos para pele oleosa, como sabonetes de limpeza profunda, mas não esquecer de hidratar.  
Portal - Qual a melhor forma de preparar cada uma delas para a maquiagem?
Angélica: As texturas da maquiagem são influenciadas por cada tipo de pele, e por isso, a preparação da pele (base, corretivo, pó e blush) são os itens mais importantes para escolhermos a forma ideal.
Peles secas: Essa pele necessita de muitos cuidados e na preparação da pele. Pode ser usado uma base cremosa ou o prático duo base, porque a textura oferece melhor cobertura e acabamento. Produtos compactados, como os com textura micronizada ou extrafina, auxiliam no aspeto sedoso. Vale ressaltar que peles secas são as mais sensíveis, portanto, é necessário evitar produtos com cobertura densa, sendo indicados itens com adição de vitaminas e agentes hidratantes.
Peles oleosas e mistas: O ideal é optar por produtos oil free e matificantes que deixam a pele com aspecto sequinho por mais tempo. As bases líquidas são indicadas, porque espalham bem e oferecem uma camada mais natural. Recomendo o uso de produtos com adição de silicone, já que a substância oferece durabilidade e repele a água.
Peles normais: A maquiagem normalmente tem um tempo de duração maior neste tipo de pele, sendo os produtos líquidos e cremosos os mais indicados.
Fonte: http://www.portaldamaquiagem.com.br/magazine/destaques/dermatologista-explica-como-cuidar-de-cada-tipo-de-pele-e-atingir-uma-maquiagem-natural  

Nenhum comentário :

Postar um comentário