04/12/2016 08h30
- Atualizado em
04/12/2016 08h30
Vacina contra dengue já está disponível em clínicas de Bauru
Vacina existe no Brasil desde julho deste ano e precisa de 3 doses.
Prevenção à doença ainda não existe na rede pública.
Desde agosto deste ano algumas clínicas particulares de Bauru
(SP) estão vendendo e aplicando a vacina contra a dengue. A vacina é
nova, existe no Brasil desde julho deste ano e só está disponível em
laboratórios e clínicas particulares. Ela protege contra os quatro tipos
de vírus da dengue, mas não contra chikungunya e zika.A vacina é para quem tem de 9 a 45 anos, não pode tomar quem não faz parte dessa faixa etária ou mulheres gestantes ou que estão amamentando. São necessárias três doses. A eficácia é de 70% a partir da primeira dose, e depois da terceira passa de 90%. O único problema é que cada dose custa cerca de R$ 250, mas a imunização é para o resto da vida. "São três doses aplicadas de seis em seis meses. Toma a primeira, depois de seis meses a segunda e depois de seis meses a terceira", explica a enfermeira Elis Garcia Vilela.
Mas essa facilidade ainda não existe na rede pública. Por isso, quem quiser se proteger das picadas do Aedes aegypti tem mesmo é que evitar os criadouros.
O filho da Adriane de Oliveira Costa, de 22 anos, sofreu tanto quando teve dengue que ela nem gosta de lembrar. Ele ficou mais de uma semana internado e a doença evoluiu para um caso hemorrágico. Depois disso, a empresária passou a se preocupar ainda mais com criadouros do mosquito e começou a usar repelentes, mas ela e família tem outra arma contra o vírus da dengue, todos tomaram a vacina.
"Eu tomei já a primeira dose, uma dose só, quando fiquei sabendo que saiu a vacina marquei para família inteira, meus filhos. Meu marido e meu neto não tomaram por causa da idade, mas estamos felizes porque não deu nenhum efeito colateral. Eu estou mais tranquila, antes eu vivia muito alerta, muito preocupada porque ficamos traumatizados por tudo que aconteceu por um pernilongo", diz Adriana.
O médico infectologista Marcelo Pesce afirma que além da principal medida de prevenção que todos conhecem, que é evitar os criadouros do mosquito, a vacina é também ajuda no controle da doença. "A vacina é indicada para prevenção da dengue, se for utilizada em larga escala, a gente tem uma incidência menor da doença porque um número maior de pessoas está protegido então o vírus tem menos condição de circular na população em geral."
Vacina não está disponível na rede pública (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/alerta-dengue/noticia/2016/12/vacina-contra-dengue-ja-esta-disponivel-em-clinicas-de-bauru.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário