Rio: chuva forte causa alagamentos e paralisa trens e metrô
Estação Pavuna do metrô alagou assim como trecho da av. Brasil, que foi interditado
Rua do Alemão alagou e virou um rio
Reprodução
Uma pista da avenida Brasil foi interditada devido ao grande acúmulo de água na via assim como a estação Pavuna (linha 2 do metrô), que chegou a ter a circulação suspensa por cerca de meia hora. Segundo a SuperVia informava em suas estações por volta das 22h, devido à forte chuva, trens estavam parados na estação de Olaria (ramal Gramacho).
A pista central da avenida Brasil, sentido centro, foi bloqueada às 20h50, na altura de Guadalupe. No horário, a pista central, sentido zona oeste, e as pistas laterais estavam liberadas ao tráfego.
Imagens que circulam em redes sociais mostram que o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, teve corredores alagados.
Segundo o site Inea (Instituto) - Alerta de Cheias, o rio Saracuruna entrou em alerta máximo (iminência de transbordamento) na noite desta segunda-feira. Já os rios Capivari e Pavuna, que compõem a baía de Guanabara nas cidade de Duque de Caxias e São João de Meriti, Baixada Fluminense, estavam em atenção. No horário, o rio Pomba, da região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, em Santo Antônio de Pádua, também estava em atenção.
Foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio em 18 comunidades da capital. As sirenes tocaram nos seguintes pontos: Sapê e São Miguel Arcanjo (Madureira); Parque Silva Vale (Vicente de Carvalho); Brício de Moraes, Juramento, Urubu (Grande Méier); Vila Pequiri e Guaíba (Penha); Caracol, Sereno, Caixa D'água, Frei Gaspar e Nova Maracá (região da Vila Cruzeiro); e Laudelino Freire, Parque Proletário; Grotão; Nova Brasília e Parque Alvorada (região do Complexo do Alemão).
Os equipamentos foram disparados a partir das 20h desta segunda. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem aos pontos de apoio. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro a partir de 50 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.
Sensação térmica ultrapassou 45ºC
A semana começou com muito calor na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o COR (Centro de Operações Rio), às 9h45 de hoje, o Alerta Rio registrou temperatura de 33,7ºC na estação da Barra/Rio Centro, onde também foi verificada a maior sensação térmica do dia: 45,5ºC.
O núcleo de chuvas é provocado por uma frente fria. Com isso, além da previsão de chuva, a temperatura deve entrar em declínio e ficar mais amena.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Fonte: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rio-chuva-forte-causa-alagamentos-e-paralisa-trens-e-metro-12122016
Nenhum comentário :
Postar um comentário