sexta-feira, 25 de setembro de 2015

25/9/2015 às 12h50

Campinas confirma mais quatro mortes causadas pela dengue

Em todo o Estado, foram confirmados neste ano 614 mil casos de dengue
 
Quase 400 pessoas morreram de dengue em SP neste ano Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Mais quatro mortes causadas pela dengue foram confirmadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, o que elevou para 15 o número de óbitos confirmados neste ano na cidade. Os novos dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira (24).

As mortes aconteceram entre o final de março e o início de junho mas só agora ficaram prontos os laudos dos exames.
A cidade registra 63,4 mil casos da doença — neste mês foram notificados 29 novos, dos quais quatro tiveram a causa confirmada por exames.

Em todo o Estado, foram confirmados neste ano 614 mil casos de dengue, dos quais 390 resultaram em mortes.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/campinas-confirma-mais-quatro-mortes-causadas-pela-dengue-25092015

Reuters 21/10/2015 18h14 - Atualizado em 21/10/2015 18h14

Dengue assola países asiáticos e hospitais sofrem com superlotação

Houve grande aumento nas Filipinas, Mianmar, Malásia e outros países.
No Brasil, número de mortes já bateu recorde bem antes do fim do ano.

Funcionário aplica inseticida em área residencial de Paranaque, região metropolitana de Manila, nas Filipinas em 26 de setembro: casos de dengue na Ásia assustam autoridades (Foto:  Reuters/Romeo Ranoco) 

Funcionário aplica inseticida em área residencial de Paranaque, região metropolitana de Manila, nas Filipinas em 26 de setembro: casos de dengue na Ásia assustam autoridades (Foto: Reuters/Romeo Ranoco)

Milhares de asiáticos vêm sendo atingidos pela dengue nos últimos meses, pressionando o sistema de saúde e enfatizando a necessidade de uma estratégia de longo prazo para combater a doença potencialmente mortal.
Filipinas, Mianmar, Malásia, Taiwan, Tailândia e Vietnã estão entre os países que testemunharam aumentos significativos na doença transmitida por mosquitos, e Nova Délhi, capital da Índia, sofre com o pior surto de dengue em quase 20 anos.
Os hospitais estão lotados de milhares de pessoas com sintomas como febre alta, vômitos e dores nas articulações em busca de tratamento, disseram especialistas em saúde.
A dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Epidemias como os atuais casos de dengue têm um impacto significativo nos sistemas de saúde”, afirmou Martin Hibberd, professor de doenças infecciosas emergentes da London School of Hygiene and Tropical Medicine.
“Estes pacientes estão gravemente doentes, com sintomas intensos, e precisam ser tratados rapidamente para evitar complicações”.
Consequênicas trágicas
A dimensão do surto obrigou alguns hospitais a fazer escolhas difíceis. Em Nova Délhi, um casal se suicidou quando seu filho de 7 anos morreu de dengue depois de ser recusado em uma série de hospitais, segundo os quais todos os leitos estavam ocupados com vítimas da enfermidade.
Pacientes com dengue esperam para receber medicamentos depois de consultarem médico em uma clínica de Nova Delhi, na Índia, em foto de 8 de outubro  (Foto: AP Photo/Saurabh Das) 
Pacientes com dengue esperam para receber medicamentos depois de consultarem médico em uma clínica de Nova Delhi, na Índia, em foto de 8 de outubro (Foto: AP Photo/Saurabh Das)
Têm surgido relatos de outras famílias com crianças e parentes idosos gravemente doentes que estão sendo rejeitados em um hospital após o outro devido à falta de acomodações ou de outras instalações.
Especialistas em saúde afirmam que esta explosão de casos de dengue está diretamente relacionada ao aumento da ocupação urbana e do movimento crescente de pessoas e bens.
Ainda não existe vacina para a doença, mas algumas estão em fase de teste. O laboratório francês Sanofi espera obter aprovação para a primeira vacina de dengue do mundo em breve.
Recorde de morte no Brasil
No Brasil, nos oito primeiros meses do ano, o número de mortes causadas pela dengue foi de 693 e já constitui o maior índice anual desde que a doença começou a ser monitorada em detalhes, em 1990. O recorde anterior havia sido atingido em 2013, com 674 mortes.
Ao todo, foram registrados 1.416.179 casos prováveis de dengue no país (casos notificados com exceção dos descartados) até 29 de agosto no país. A incidência média da doença até agora para 2015 no país é de 699 casos por 100 mil habitantes.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/10/dengue-assola-paises-asiaticos-e-hospitais-sofrem-com-superlotacao.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário