domingo, 18 de outubro de 2015

16/10/2015 12h32 - Atualizado em 16/10/2015 12h35

Militares vão atuar em força tarefa contra mosquito da dengue em RR

Soldados do Exército são treinados para combater o Aedes aegypti.
'Operação Dengue' se inicia no dia 20 e terá participação de 237 pessoas.

Militares vão atuar junto com agentes de endemias (Foto: Valéria Oliveira/ G1) 

Militares vão atuar junto com agentes de endemias (Foto: Valéria Oliveira/ G1)

Cerca de 125 militares do Exército atuarão em uma força tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em Boa Vista. As equipes vão se unir aos 112 agentes de endemias da prefeitura que atuam em ações contra essas doenças. O grupo de soldados iniciou nesta sexta-feira (16) o treinamento e a 'Operação Dengue' está prevista para iniciar no dia 20 deste mês.
Durante o treinamento, os militares do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, receberam informações de como o Aedes aegypti se prolifera, o tempo de vida do mosquito e outras características sobre o vetor.
As ações efetiva da 'Operação Dengue' será realizada em toda a capital e terá início no bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste. A força tarefa fará visitas em 146 mil residências da capital.
Conforme o diretor de unidade de vigilância e controle de zoonoses, Rogério Lima, a parceria com o Exércio para combater o mosquito é evitar que ocorra um surto ou epidemia das doenças em Boa Vista.
"Boa Vista se encontra ainda em uma situação confortável em relação a essas doenças, mas devido ao número de mosquitos, os militares vão atuar nesta força tarefa com o objetivo de orientar a população. A missão deles será entrar de casa em casa, conversar com os moradores quanto a prevenção, eliminação e retirada dos resíduos dentro dos domicílios e registrar a visita", explicou.
Os trabalhos devem se encerrar em dezembro, no bairro Caçari, zona Norte. A ideia é fazer as visitas em 35 dias. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pede a contribuição dos moradores na força tarefa.
Caso alguém tenha dúvida sobre a identidade dos militares ou dos agentes de endemias pode entrar em contato por meio do telefone (95) 3224 1023.
Fonte: http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/10/militares-vao-atuar-em-forca-tarefa-contra-mosquito-da-dengue-em-rr.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário