sexta-feira, 9 de outubro de 2015

8.10.15

Qual relação entre fígado e desequilíbrios físicos e emocionais? 

Por Silvana Rangel - Psicoterapeuta holística.

O fígado é considerado pela Medicina Tradicional Chinesa como o órgão mais importante para a saúde da mulher e quando me refiro ao fígado estou me referindo também a vesícula biliar (responsável pela postura e tomada de decisões), dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões (flexibilidade), das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, é responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou pruridos vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência, mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional.
A estagnação do fluxo de energia do fígado frequentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira.


Qual relação entre fígado e desequilíbrios físicos e emocionais?
Qual relação entre fígado e desequilíbrios físicos e emocionais?

Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.

Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente, pois a repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção.

Os sentimentos, geralmente, fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva. Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado.

As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, “vista” seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol e pontos brilhantes que aparecem no campo visual.

A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado.As unhas são manifestações externas das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.

Bursites, tendinites, estiramentos e dores nos joelhos também são sinais de comprometimento da energia do fígado.

Muitos quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a vesícula biliar, bem como todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo.
Evite intoxicar-se com principalmente com raiva, mau humor, alimentos gordurosos, substâncias químicas e vida sedentária e estressante.
Fonte: http://www.saudecomciencia.com/2014/06/qual-relacao-entre-figado-e-desequilibrios-fisicos-emocionais.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia+%28saudecomciencia%29 

Nenhum comentário :

Postar um comentário