terça-feira, 1 de março de 2016

01/03/2016 19h04 - Atualizado em 01/03/2016 19h14

Saúde investiga morte de bebê com microcefalia em hospital do DF

Caso ocorreu em hospital particular; mãe é moradora de outro estado.
Amostras de sangue foram colhidas para verificar se há relação com zika.


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta terça-feira (1º) que investiga a morte de um bebê com microcefalia em um hospital particular da Asa Sul. Uma das suspeitas é de que a mãe tenha o vírus da zika.

Segundo a secretaria, a paciente não é moradora do DF. A apuração está a cargo da equipe de Epidemiologia de Campo da Subsecretaria de Vigilância à Saúde.
O hospital Santa Lúcia, onde ocorreu a morte do bebê, disse que repassou todas as informações à Secretaria de Saúde e que não está autorizado a fornecer detalhes sobre a paciente.

A pasta informou que amostras de sangue foram coletadas para exames e que a presença do vírus só pode ser comprovada após a divulgação dos resultados.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, até a sexta semana epidemiológica de 2016 havia 77 casos suspeitos de febre pelo vírus da zika. Durante o período, foram confirmados quatro casos da doença no DF e dois casos importados (pacientes de fora diagnosticados na capital).
Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016 foram confirmados seis casos de vírus da zika no DF, aponta o boletim.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.

A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 31,9 cm para meninos e 31,5 cm para meninas – o esperado é que bebês nascidos após nove meses de gestação tenham pelo menos 34 cm.

Nenhum comentário :

Postar um comentário