terça-feira, 3 de maio de 2016

02/05/2016 06h00 - Atualizado em 02/05/2016 13h01

Faltam vacinas contra H1N1 nas regiões de Campinas e Piracicaba

Pelo menos dez cidades da região terão que interromper a vacinação.
Na maioria delas, aplicação de doses será retomada na quarta-feira (3).

Em pelo menos dez cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), as vacinas contra a gripe H1N1 acabaram no sábado (30), "Dia D" da imunização. Nos municípios de Pircicaba, Limeira (SP), Americana (SP), Monte Mor (SP), Mogi Mirim (SP), Capivari (SP), Águas de São Pedro (SP), Itapira (SP), Iracemápolis (SP) e Mogi Guaçu (SP) houve falta do medicamento, e a imunização deverá ser retomada esta semana. [Veja a situação de todas as cidades ao longo da reportagem]
As secretarias de Saúde de Limeira e Mogi Guaçu optaram por vacinar todos do grupo de risco (gestantes, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, população carcerária e população indígena) de uma vez só.
Nas demais cidades a vacinação está sendo realizada em duas etapas, conforme cronograma estipulado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, mas, no entanto, as doses se esgotaram no sábado (30) devido à grande procura.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que está distribuindo novas doses nesta segunda para todas as cidades e que receberá novas remessas do MInistério da Saúde nos próximos dias. O Ministério garante que 100% das doses serão entregues até 13 de maio.
Dia D de vacinação contra a gripe é realizado no Tocantins  (Foto: Sesau/Divulgação ) 
Falta de vacina altera cronograma de vacinação
contra gripe na região (Foto: Sesau / Divulgação)
 
Vacinação suspensa nesta segunda
A imunização está suspensa nesta segunda -feira (2) nas cidades de Charqueada (SP), Cordeirópolis (SP), Elias Fausto (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Estiva Gerbi (SP), Holambra (SP), Ipeúna (SP), Rafard (SP), Saltinho (SP), Limeira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Monte Mor, Americana, Capivari, Águas de São Pedro, Iracemápolis, Itapira, Santo Antônio de Posse (SP), São Pedro (SP), Santo Antônio do Jardim (SP) e Lindóia (SP).

Cidades com vacina disponível
Nas cidades de Campinas, Paulínia (SP), Artur Nogueira (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP), Louveira (SP), Pedra Bela (SP), Rio das Pedras (SP), Tuiuti (SP), Nova Odessa (SP) e Cosmópolis (SP) não há falta de doses e, por isso, a vacinação ocorrerá normalmente nesta segunda.

A cidade de Amparo recebeu 500 doses nesta segunda e espera receber mais duas mil nesta terça para continuar com a vacinação.

Em Monte Mor, só haverá vacinação nos postos de saúde da Nova Alvorada e Moreira nesta segunda. As demais unidades de saúde devem retomar a aplicação das doses nesta terça (3).

Em Hortolândia (SP), Sumaré (SP) e Socorro (SP) há poucas doses disponíveis, mas ambas mantiveram o cronograma de vacinação, pois há expectativa de receber mais doses nesta segunda.

Piracicaba tem vacina pontual
No caso de Piracicaba, as vacinas se esgotaram somente nas unidades de saúde que abriram no último sábado. Nesta segunda outros 23 postos abriram com cerca de cinco mil doses da vacina contra a gripe. No entanto, a Prefeitura não divulgou quais são estas unidades.

Vacinação a partir de terça
A cidade de Saltinho espera receber nova remessa de vacinas até esta terça (3) para retomar a campanha.

Vacinação a partir de quarta
Nos municípios de Limeira, Capivari, Águas de São Pedro, Itapira, Elias Fausto, Holambra, Espírito Santo do Pinhal, Ipeúna, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, São Pedro, Rafard e Charqueada a campanha de vacinação deve ser retomada na quarta (4).

Vacinação a partir de quinta
Em Cordeirópolis a imunização deverá ser retomada na próxima quinta (5), segundo a Prefeitura. O mesmo está previso para a cidade de Estiva Gerbi.

Sem previsão
A cidade de Mogi Guaçu recebeu 12,5 mil doses da vacina, que se esgotaram no sábado (30). Os interessados em se vacinar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (19) 3811-7272 ou se informar pelo site da Prefeitura.

O município de Lindóia também não tem previsão de quando receberá novas doses.

Não informaram situação
As prefeituras não informaram a situação da quantidade de vacinas disponíveis e a previsão para a retomada da campanha nas cidades de Indaiatuba (SP), Jaguariúna (SP), Mombuca (SP), Monte Alegre do Sul (SP),. Morungaba (SP), Pedreira (SP), Pinhalzinho (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP).
Após mortes por H1N1, clínicas têm lista de espera por vacina contra gripe (Foto: Reprodução / EPTV) 
(Foto: Reprodução / EPTV)

Justificativa
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela distribuição da vacina no estado, o Ministério da Saúde foi informado durante toda a semana passada que as doses de vacina contra a gripe recebidas não seriam suficientes para atender a demanda do interior de São Paulo.

Ainda de acordo com a secretaria, o órgão federal responsável pela compra do medicamento enviou somente na sexta-feira (29) uma nova remessa de doses, que, a partir desta segunda, começará a ser distribuída.

Já o Ministério da Saúde disse que enviou  mais de nove milhões de doses, para o estado de São Paulo, sendo que até o final da campanha devem ser enviadas mais de 12 milhões de vacinas para o estado.

Ainda de acordo com o Ministério, a falta de vacina ocorre porque vários estados, entre eles São Paulo, resolveram antecipar a vacinação este ano, devido ao crescimento no número de casos de H1N1 no país. O envio das vacinas foi feito dentro do cronograma, ressaltando que é de responsabilidade dos estados distribuir o medicamento para os municípios.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/05/falta-vacina-contra-h1n1-na-regiao-de-campinas-e-piracicaba.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário