05/08/2016 14h29
- Atualizado em
05/08/2016 14h46
EUA liberam testes com mosquitos transgênicos na Flórida
Mosquitos da Oxitec serão liberados na região de Key Haven, na Flórida.
Flórida já registrou 15 casos de zika transmitidos localmente por mosquitos.
Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O Centro de Medicina Veterinária da Food and Drug Administration (FDA), agência americana equivalente à Anvisa, anunciou, nesta sexta-feira (5), a autorização para o início de testes com os mosquitos transgênicos desenvolvidos pela empresa Oxitec na região de Key Haven, na Flórida.O órgão emitiu um documento concluindo que os mosquitos não trarão impacto significativo para o meio ambiente. Os mosquitos ainda não estão liberados para uso comercial no país, apenas para o teste que deve determinar se eles conseguirão reduzir a população local de Aedes aegypti na região.
Esta deve ser a primeira vez que os mosquitos transgênicos serão liberados nos Estados Unidos. No Brasil, um teste em está em andamento na região central de Piracicaba (SP).
O mosquito produzido pela empresa, com o nome comercial de "Aedes do bem", possui uma alteração genética que torna sua prole estéril. O macho de DNA alterado, quando liberado, busca uma fêmea para fecundá-la e produz um ovo infértil, barrando a oportunidade de machos selvagens se reproduzirem.
O Aedes aegypti é capaz de transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Autoridades de saúde da Flórida já confirmaram 15 casos de zika transmitido localmente por mosquitos no estado americano.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/08/eua-liberam-testes-com-mosquitos-transgenicos-na-florida.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário