Áudio com informação errada sobre oferta de óculos de graça causa fila e confusão em hospital de Campinas
Hospital especializado em doenças dos olhos fez ação com ONG internacional para pacientes do SUS, mas áudio com aviso sobre gratuidade gerou transtorno.
Um áudio não oficial divulgado em uma rede social sobre a oferta
gratuita de consultas e óculos no Instituto Penido Burnier - hospital
especializado em doenças dos olhos em Campinas (SP) - gerou fila e
confusão nesta quinta (18) e sexta-feira (19). A ação de graça existia,
de fato, mas era voltada somente para pacientes do SUS que passaram por
uma triagem feita pela Prefeitura.
A ação, coordenada pelo instituto em parceria com uma ONG italiana e
apoiada pela administração municipal, começou na última segunda (15) e
pretendia ofertar três mil óculos para pessoas pré-selecionadas pela
Prefeitura. São crianças e adultos do SUS. A Prefeitura confirma que fez
a triagem só com os pacientes.
De acordo com o instituto, o áudio foi divulgado por uma mulher que
trabalhou como voluntária na abertura do evento como tradutora, e
entendeu que a oferta era aberta a toda população. Ela não é funcionária
do hospital.
"Podem oferecer para as pessoas que vocês conhecem, que têm menos condições financeiras, qualquer um pode chegar ao Penido Burnier", diz o áudio obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo.
A gravação tem três minutos e explica, ainda, como as pessoas
interessadas poderiam pegar uma senha para fazer o atendimento, os tipos
de armações de óculos femininas e masculinas e dá as diretrizes de como
pegar o óculos pronto. Mas, tudo isso só poderia beneficiar pacientes
do SUS, e não toda a população.
Quem estava na fila reclamou da falta do atendimento e da falta de informação, nesta sexta.
"É a terceira vez que fazemos esse programa e nunca tivemos problema.
Esse ano, por causa desse aúdio e do poder de uma rede social, causou
isso. Fico seis meses montando a grade para as pessoas terem o óculos.
Eu não esperava que fossem tantas, que a carência por óculo fosse tão
grande como está ocorrendo", explica o presidente e oftalmologista do
insatituto, Leôncio Queiroz Neto.
Sobre a autora do áudio, o presidente informou que não pretende fazer nada contra ela.
"É uma voluntária, veio com a melhor das intenções. Duvido que foi por maldade", afirma.
Informação confusa
Aparecida Malaquias Calixto, de 51 anos, era uma das pacientes do SUS e
passou pela triagem da Prefeitura, portanto tinha o direito de
conseguir o atendimento e deu tudo certo. Ela conseguiu passar por
consulta e exames nesta quinta e voltou, nesta sexta, para tentar uma
consulta gratuita para o marido. Ele não passou pela triagem, mas tinha
esperanças de conseguir ser atendido.
"Estive lá ontem como paciente e estava tendo agendamento para encaixe.
Tinham várias pessoas que estavam recebendo [atendimento] sem o
encaminhamento. Só que falaram que tinha até hoje. [...] O meu esposo
não tinha o encaminhamento e pediram pra eu voltar com ele hoje. Falaram
isso pra mim e pra várias pessoas que estavam lá. Mas, ele não
conseguiu fazer", conta a paciente, que chegou às 7h e aguardou até as
10h.
Segundo ela, as pessoas agendadas estavam sendo atendidas normalmente,
mas foi informada que não haveria mais distribuição de senhas para o
restante dos interessados.
"Até onde fui atendida, não tenho o que reclamar. Mas acho que faltou
organização deles. Foi frustrante porque é uma coisa que a gente ouviu
da boca da pessoa que poderia voltar hoje".
Aparecida conta que as pessoas que aguardavam na fila nesta sexta comentaram que receberam o áudio não oficial.
"Tem que tomar um certo cuidado, porque o áudio qualquer um pode gravar. Tem que ver se procede a informação", alerta a paciente.
O instituto informou ao G1 que não fará nenhum atendimento que não esteja previamente agendado pela Prefeitura, nesse projeto.
Desistências
De acordo com o presidente e oftalmologista do Instituto Penido
Burnier, Leôncio Queiroz Neto, algumas pessoas que estavam triadas
desistiram do atendimento ao longo da semana. No entanto, a Prefeitura
selecionou pacientes do SUS que não tinham sido contemplados até então
para ocupar as vagas que surgiram e conseguirem participar do projeto.
Essas pessoas foram atendidas nesta quinta-feira.
As demais pessoas que receberam o áudio e procuraram o instituto sem
terem passado por um atendimento no SUS não puderam participar da ação. O
Penido Burnier informa que, neste momento, não tem uma ação gratuita
voltada para a oferta de óculos para toda a população de Campinas.
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