sexta-feira, 24 de abril de 2015

21/08/2010 - 19h13 - Atualizado em 21/08/2010 - 19h13

Limpeza de pele: esteticista ou dermatologista?

Saiba a qual profissional recorrer quando o assunto é limpeza de pele

Gazeta Sul - Da Redação Multimídia

foto: Divulgação
Como manter a pele limpa em casa

A dermatologista Gina Garcia dá um dica importante para quem não tem nenhum produto para manter a pele limpa.

"Podemos fazer uma diluição meio a meio utilizando acetona e água. A acetona desengordura o rosto. Qualquer pessoa pode usar, até mesmo as gestantes. Para peles extremamente oleosas e com acne, deve-se usar duas vezes ao dia".
Quando o assunto é limpeza de pele, muitas pessoas não sabem a qual profissional recorrer. Afinal, limpar a pele, a princípio, parece ser um procedimento simples.

Dermatologista e esteticista. Esses dois profissionais, responsáveis pelos cuidados com a pele das pessoas, devem sempre andar juntos. "Normalmente, quem faz a limpeza de pele é o esteticista, mas é preciso haver a supervisão do dermatologista", afirma Gina Garcia, dermatologista em Cachoeiro.

A limpeza de pele serve para retirar os comedões, que são os cravos. É a acne em fase inicial. O objetivo da limpeza é justamente desobstruir os poros que ficam inflamados e contribuem para o aparecimento dos cravos e espinhas.

A pessoa pode iniciar as sessões de limpeza de pele a partir dos 12 anos, época em que se inicia a puberdade. Mas é preciso estar atento a cada caso.

"Pele com muita espinha é bom passar por um dermatologista antes. Nem toda espinha é retirada com facilidade. E o tratamento dermatológico ajuda a afinar a pele, tornando-a mais receptiva e ajudando na remoção dos cravos e clareamento das cicatrizes, o que facilita a limpeza de pele", diz a dermatologista.
foto: Divulgação
Verônica Zago, esteticista
Com a palavra, a esteticista

A limpeza de pele feita por um profissional de estética leva um certo tempo, conforme a situação do rosto. "A periodicidade para uma pele acnéica em sessões de limpeza são de 15 dias em 15 dias durante um período de dois meses, e depois mês a mês", explica Verônica Zago, esteticista há 20 anos.

Após os 20 anos de idade, quando a pele já está madura, a limpeza é recomendada de dois em dois meses, caso a pele apresente cravos e espinhas. Mas para fumantes, a periodicidade diminui e deve ser feita a cada mês.

E quanto ao uso da maquiagem? "A maquilagem pode ser usada sem problema algum, bastando, após, fazer a higienização total da pele", afirma Verônica.

Peeling e vaporizador


De acordo com a dermatologista Gina Garcia, um outro método eficaz em limpeza de pele é o chamado peeling de cristal. "Ele é feito com micropartículas de hidróxido de alumínio, que é feito um jateamento superficial sobre o rosto, ajudando na descamação e clareamento das manchas". O preço e a quantidade de sessões variam em cada caso.

Para desobstruir os poros, um aparelho também é utilizado: o vaporizador ultra sônico, que substitui o antigo vapor de água quente no rosto por um jato de vapor direcionado, que facilita muito a limpeza.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/07/657638-limpeza+de+pele+esteticista+ou+dermatologista.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário