Liquen Escleroso
O que é?
O liquen escleroso, também conhecido como líquen escleroatrófico, é uma doença de causa desconhecida, que atinge preferencialmente as mulheres.É mais comum nos adultos, mas pode acometer as crianças. Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.
As lesões localizam-se com mais frequência na regiões genital e anal, mas ocorrem também em outras áreas do corpo, como o pescoço, ombros, dorso do tronco e tórax anterior.
Manifestações clínicas do líquen escleroso
As lesões características são mais claras que a pele, de aspecto atrófico (a pele fica fina) e apresentando pequeninos pontos endurecidos nos poros. Pode haver descamação em alguns casos. O tamanho costuma variar de poucos milímetros a vários centímetros. Em geral, as lesões são assintomáticas, mas pode haver coceira, principalmente nos casos de lesões nos genitais femininos.Quando a doença atinge a genitália feminina ainda na infância, com características semelhantes ao vitiligo (manchas brancas), pode haver regressão espontânea com o passar dos anos.
O diagnóstico da doença geralmente baseia-se nas suas características clínicas, mas uma biópsia pode ser necessária para a confirmação.
Tratamento
O tratamento das lesões cutâneas é feito com corticosteróides tópicos, sobre a forma de cremes ou pomadas. As lesões genitais podem ser tratadas com pomadas a base de testosterona ou progesterona, de acordo com cada caso. A duração do tratamento é geralmente longa, devendo-se ter perseverância no uso das medicações para se obter os melhores resultados.Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/liquen_escleroatrofico.shtml
Nenhum comentário :
Postar um comentário