sexta-feira, 24 de abril de 2015

Poroma écrino

O que é?

O poroma écrino é um tumor benigno da pele formado por células epiteliais da linhagem de ductos de glândulas sudoríparas.
Historicamente, este tumor tem sido considerado uma neoplasia proveniente de glândulas sudoríparas écrinas, daí o nome poroma écrino. No entanto, estudos recentes sugerem que glândulas sudoríparas apócrinas também podem dar origem ao tumor.
A lesão pode surgir em qualquer idade mas, geralmente, seu aparecimento ocorre na idade adulta.

Manifestações clínicas do poroma écrino

O poroma écrino usualmente se manifesta como uma lesão nodular, da cor da pele e de crescimento lento, com até 2cm de diâmetro. Raramente, o paciente pode apresentar múltiplas lesões.
Na maioria dos casos o tumor é assintomático, mas alguns pacientes referem dor de pequena intensidade.
Lesões protuberantes podem sofrer erosão da superfície cutânea deixando à mostra o tecido tumoral (foto abaixo), de aspecto vegetante e úmido.
Poroma écrino

Tratamento

Por se tratar de lesão benigna e geralmente assintomática, o poroma não exige tratamento, a não ser que a sua localização traga algum incômodo ou dor.
O tratamento consiste na retirada cirúrgica da lesão. Como, na sua fase inicial, o tumor não apresenta características específicas que permitam o diagnóstico clínico, muitas vezes, o diagnóstico só é feito após a sua remoção, através do exame histopatológico da material retirado.
Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/poroma.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário