sexta-feira, 17 de abril de 2015


Corno Cutâneo                                                    
Corno cutâneo é um diagnóstico clínico que descreve uma projeção cônica composta de queratina que se projeta na superfície cutânea e lembra a forma de um corno.
Etiopatogenia
A lesão resulta de um acúmulo anormal de queratina que se encontra como uma coluna verticalmente orientada sobre uma camada espinhosa subjacente. Tal estrutura deriva de uma lesão primária em sua base. A maioria dos cornos cutâneos deriva de uma lesão benigna ou pré-maligna. As lesões que freqüentemente originam um corno cutâneo são: verruga, ceratose seborréica, ceratose actínica, certoacantoma. Até 20% dos cornos cutâneos derivam de uma neoplasia cutânea, a maioria carcinoma espinocelular in situ ou invasivo.
Quadro clínico
A lesão é uma pápula ou placa queratótica, cônica, branco-amarelada, firme, que se projeta da epiderme. A base da lesão pode ser plana, nodular ou crateriforme.Localiza-se mais frequentemente em áreas fotoexpostas, mas pode ocorrer em qualquer lugar da pele. Pacientes de fototipos baixos, homens e idosos são mais acometidos.
Diagnóstico
Confirmação histológica é sempre necessária pra excluir lesões malignas em sua base.
Tratamento
Pode ser realizado shaving da lesão e esta ser enviada à biópsia. Lesões com aspecto de malignidade na base devem ser excisadas com margem de segurança, e lesões com dermatose benigna em base podem ser destruídas com crioterapia.
Fonte: http://www.emmanuelfranca.com.br/doencas/doencas_corno_cutaneo.html

                                                      
 Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/atlas/corno.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário