sexta-feira, 15 de abril de 2016

14/04/2016 20h43 - Atualizado em 14/04/2016 20h43

Representantes da ONU e da OMS discutem arboviroses no Recife

Encontro, que ocorre até sexta (15), debate ações para enfrentar o Aedes.
Governos estadual e federal participam da reunião, a segunda feita no país.

O Recife recebe, até esta sexta-feira (15), um encontro para discutir a epidemia do vírus da zika e a luta contra o mosquito Aedes aegypti no país. Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos estadual e federal e de movimentos sociais pelos direitos da mulher participaram do evento, iniciado nesta quinta-feira (14) em um hotel localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.  

Na reunião, são debatidas ações que estão sendo feitas para enfrentar a doença e ajudar as mães de bebês com microcefalia. “Nós não temos vacinas nem tratamento, então a única maneira de se proteger é se prevenir contra a picada do mosquito, sobretudo nas mulheres grávidas ou que querem ter uma gravidez. É a coisa mais importante que temos que fazer, sobretudo cuidar das águas paradas e se vestir com roupas de mangas compridas”, afirma Nathalie Broutet, coordenadora de pesquisa da OMS contra o vírus da zika no Brasil.

Esta é a segunda reunião desse tipo realizada no Brasil: a primeira aconteceu em Brasília no mês de março. A ideia é que o grupo percorra o país. “Já sabemos que o zika causa toda uma série de problemas neurológicos. Agora é o momento de começar a colocar em prática políticas que permitam que as mulheres não tenham tanto risco de contrair o vírus”, destaca Jaime Nadal, representante do Fundo de População da ONU no Brasil.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/04/representantes-da-onu-e-da-oms-discutem-arboviroses-no-recife.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário