sexta-feira, 30 de setembro de 2016

France Presse29/09/2016 12h19 - Atualizado em 29/09/2016 12h19

Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS

OMS expressou preocupação com discriminação contra pessoas mais velhas.
Países com rendas mais altas têm mais discriminação, segundo pesquisa.

Idosa caminha ao lado de cuidadora em parque em Cingapura nesta quinta-feira (29)  (Foto: Roslan Rahman/AFP) 

Idosa caminha ao lado de cuidadora em parque em Cingapura nesta quinta-feira (29) (Foto: Roslan Rahman/AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou sua preocupação com a discriminação contra as pessoas mais velhas após a realização de uma primeira pesquisa sobre este assunto, que mostrou que 60% da população mundial considera que os idosos não são respeitados.

Em um relatório publicado na quinta-feira na sua sede em Genebra, a OMS, agência da ONU, indica que cerca de 83 mil pessoas de 57 países participaram desta sondagem sobre a atitude para com as pessoas mais velhas.

A pesquisa revelou que os países onde os idosos são menos respeitados são os que têm as rendas mais altas.

A sondagem mostra que "o preconceito contra as pessoas mais velhas é algo muito difundido", declarou em uma conferência de imprensa em Genebra John Beard, encarregado de problemas relacionados aos idosos na OMS.

"Assim como com o sexismo e o racismo, é possível mudar as normas sociais, e já é hora de parar de identificar as pessoas com base em sua idade, e isso vai resultar em sociedades mais prósperas, mais justas e com melhor saúde", acrescentou.

As atitudes negativas em relação às pessoas de idade têm consequências significativas sobre sua saúde mental e física, afirma a OMS.

Os idosos que se sentem como um fardo para os outros correm o risco de sofrer depressão e isolamento, de acordo com o relatório.

Um estudo recente mostrou, segundo a OMS, que as pessoas com um estado de ânimo negativo vivem em média 7,5 anos a menos do que as que são positivas.

Em 1º de outubro, a OMS vai comemorar o Dia internacional do idoso, e tentará passar uma mensagem de luta contra a discriminação contra as pessoas mais velhas.

O número de pessoas com 60 anos ou mais vai dobrar até 2025, e chegará a ser de mais de dois bilhões dentro de 30 anos. Em 2050, uma em cada cada cinco pessoas terá mais de 60 anos, e 80% delas terão baixa renda.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/para-60-da-populacao-idosos-nao-sao-respeitados-diz-estudo-da-oms.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário