Os benefícios da Chia
U Calila Galvão t 19 de setembro de 2015
Os grãos e as sementes estão em alta. Para quem gosta de comer de forma saudável, ou ao menos, está tentando mudar a alimentação, um boa porção de chia na refeição é bem vinda. Essas sementes ajudam a prevenir e tratar doenças, pois controlam os níveis de insulina no sangue e combatem o mal colesterol.
Veja também quais são os benefícios da quinoa.
Os benefícios da chia
Essa semente começou a ser utilizada há muitos séculos pelos povos que viviam na América Central. Desde então os seus benefícios já eram bastante conhecidos. Porém, a chia só se tornou realmente famosa depois que as pessoas perceberam que ela ajudava no processo de emagrecimento.Ajuda a emagrecer
A chia é uma semente de baixo índice glicêmico, ou seja, devido a sua grande quantidade de fibras (em 2 colheres de sopa há 8,6 g). Esse fato é muito importante, pois se o pico de insulina não se forma, não ocorre o acúmulo de tecido adiposo. Outro ponto importante é que, a presença das fibras provoca maior sensação de saciedade. Elas formam uma espécie de gel no estômago levando ao cérebro a informação de que não precisa de mais comida.Descubra quais alimentos colocar na dieta para diminuir a barriga.
Prevenção e controle do diabetes
A chia aumenta o tempo de liberação da glicose na corrente sanguínea e dessa forma ajuda na prevenção do diabetes tipo 2. Como as fibras se transformam num tipo de gel dentro do organismo, o carboidrato demora mais tempo de ser digerido e com isso aumenta-se o tempo de liberação da insulina. Ela é liberada no nosso corpo lentamente para metabolizar o açúcar dos carboidratos.Prevenção de doenças cardíacas e circulatórias
Consumir chia diariamente ajuda a prevenir a hipertensão arterial, principal agente do infarto cardíaco e do AVC (derrame). Essa semente possui grandes porções de ácidos graxos como o ômega 9, que ajuda na eliminar o LDL, o colesterol ruim. Dessa forma, as placas de gordura não se formam nas paredes das artérias evitando a oclusão do vaso sanguíneo.Ação Detox
A chia possui uma substância chamada ácido cafeico que oferece uma poderosa ação antioxidante. Os antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os malefícios causados pelos radicais livres no nosso corpo. Isso ajuda na redução de processos inflamatórios e a “limpar” o corpo. É um ótimo agente contra a celulite.Além de todos esses benefícios é possui listar ainda outros:
- fonte de cálcio, o que pode ser uma boa alternativa para quem tem intolerância à lactose;
- possui vitamina A, que ajuda na melhorar o aspecto da pele e evita acnes;
- vitamina B2, que também ajuda a melhorar o aspecto de pele, unhas e cabelo;
- contém selênio e zinco, esses dois minerais melhoram o nosso sistema imune;
- outro mineral importante na chia é o ferro, que melhora a oxigenação dos tecidos orgânicos;
Como consumir a Chia
A quantidade de chia recomendada por dia é de 25 g, o equivalente a 2 colheres de sopa. Na verdade, esse valor é o resultado de algumas pesquisas feitas em humanos com essa quantidade. Porém, não há em exato uma porção diária definida como ideal. Lembrando que a chia é calórica, ou seja, consumir em excesso pode fazer o efeito inverso.Há várias maneiras de consumir o a chia. A forma menos comum é em gel. Basta deixar um colher de sopa em 60 ml de água por 30 minutos e consumi-la imediatamente. É possível bater com sucos, vitaminas, na preparação de massas para pães e bolos e em saladas. Esse gel também é um excelente substituto para os ovos nas receitas.
O óleo de chia também é uma boa pedida, principalmente para regar saladas ou a refeição que está no prato. Uma maneira muito comum de consumir a chia é usando a sua farinha. Ou anda é é possível obter um mix, misturando a chia com outros grãos como a linhaça e outros cereais.
Fonte: http://malharbem.com.br/beneficios-chia/
Nenhum comentário :
Postar um comentário