03/08/2016 17h04
- Atualizado em
03/08/2016 17h04
Juiz de Fora permanece em 2º lugar no número de mortes por dengue em MG
Dos 190 óbitos, 60 foram em 12 cidades da Zona da Mata e Vertentes.
Outras 100 mortes continuam em investigação.
O Boletim Epidemiológico
divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nessa terça-feira (2)
atualizou o número de mortes por dengue em municípios da Zona da Mata e
Campo das Vertentes. Juiz de Fora permanece em segundo lugar com 44
casos. Dos 190 óbitos no Estado, 60 foram em 12 cidades da região.
Outras 100 mortes continuam em investigação, mas as cidades de origem
não foram divulgadas.Foram retirados da lista os óbitos até então confirmados em Mar de Espanha, Santana de Cataguases e Santo Antônio do Aventureiro. Cataguases e São João Nepomuceno, que tinham dois casos confirmados, agora possuem apenas um caso.
O G1 enviou nota ao Estado questionando sobre o motivo da atualização e da retirada das cidades da lista.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais informou, que desde o boletim do dia 19 de julho, a fonte de dados para óbitos confirmados passou a ser o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e que anteriormente era utilizada, além do SINAN, uma planilha paralela enviada pelas regionais. Ainda segundo a nota, os óbitos questionados nos municípios citados acima ocorreram e foram confirmados para dengue, porém, não foram, ainda, atualizados no sistema, que só pode ser feito pelo município de residência do óbito. A Secretaria disse que os municípios já foram orientados a atualizarem os dados de investigado para confirmado, o que deve ocorrer para o próximo boletim.
No entanto, São João del Rei subiu para dois óbitos conforme o levantamento. Outra atualização na lista foi o registro de mais dois casos de gestantes com zika em Cataguases. Agora são 15 em cinco cidades da Zona da Mata.
A Secretaria de Estado de Saúde explicou que os casos confirmados nesta semana não expressam necessariamente ocorrências recentes. Os casos encerrados são acumulativos e dizem respeito a óbitos de todo o período de janeiro a junho de 2016. Segundo a SES, a confirmação dos óbitos ocorre após análise dos casos enviados pelas secretarias municipais de saúde.
Epidemia na Zona da Mata e Vertentes
De acordo com a atualização do boletim do Estado, Juiz de Fora permaneceu em segundo lugar no número de mortes, com 44 óbitos, atrás apenas de Belo Horizonte.
Permaneceram com uma morte por dengue confirmada em cada cidade Dona Euzébia, Espera Feliz, Estrela Dalva, Recreio, Santos Dumont e Viçosa. Além Paraíba e Bicas registraram três.
Foram confirmados casos de zika em dez gestantes em Ubá, Juiz de Fora, Leopoldina e São João Nepomuceno e em um paciente em Cataguases.
Segundo o boletim do Estado, dos 107 casos de febre chikungunya em Minas Gerais, seis deles foram confirmados em Além Paraíba.
O Boletim também confirma três diagnósticos de febre chikungunya em São João del Rei, todos contaminados no município, mas de acordo com a coordenadora do setor de epidemiologia da cidade, Eliene Freitas, o número é ainda maior. São sete casos confirmados da doença até agora no município, que já registrou uma morte por dengue e 651 casos confirmados.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, foram registrados quatro casos de febre chikungunya. Estes casos não foram incluídos no Boletim do Estado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário