sexta-feira, 15 de abril de 2016

12/04/2016 19h19 - Atualizado em 13/04/2016 08h40

Campinas registra primeira morte por complicações da gripe H1N1

Vítima é uma mulher de 51 anos, moradora da região central da cidade.
Ela contraiu a doença durante viagem de cruzeiro pela costa brasileira. 

O secretário municipal de saúde de Campinas (SP), Carmino Antônio de Souza, confirmou a primeira morte por complicações da gripe H1N1 na cidade, durante coletiva de imprensa realizada na Prefeitura nesta terça-feira (12). A vítima é uma mulher de 51 anos, moradora da região central da cidade.

De acordo com Carmino, a campineira contraiu a doença durante uma viagem de cruzeiro pela costa brasileira. O óbito ocorreu no mês de fevereiro. No total, o município tem 9 casos confirmados de H1N1.

Vacinação
Além disso, o secretário disse que não haverá antecipação da campanha de vacinação no município, prevista para começar no dia 30 de abril. “Não tem como o governo municipal comprar vacinas. Só o governo federal pode comprar e a distribuição é de responsabilidade dos governos estaduais”, explica.

Ainda de acordo com ele, a decisão sobre uma possível antecipação caberia a Secretaria Estadual da Saúde, que tem priorizado a região metropolitana de São Paulo e a região noroeste do estado, que têm maior número de casos.

Tamiflu
Segundo o secretário, não há falta do remédio nas unidades de saúde da cidade, que têm distribuído a medicação tanto para a rede pública quanto para a particular, mas adverte que não adianta a população querer estocar o produto, pois os efeitos dele são limitados. "O remédio é salvador apenas nas primeiras 36 horas da manifestação da gripe", diz.

Superlotação
Carmino reconhece que por conta de doenças ligadas a problemas respiratórios tem ocorrido um aumento na procura pela rede municipal de saúde, como no Hospital Mário Gatti. No entanto, o secretário também atribuiu a crise econômica o maior número de pacientes nas unidades.

“Com a atual situação que o país passa tem crescido o número de pessoas que trocaram os planos de saúde particular pelo sistema público”, finaliza.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/04/campinas-registra-primeira-morte-por-complicacoes-da-gripe-h1n1.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário