sexta-feira, 15 de abril de 2016

15/04/2016 07h28 - Atualizado em 15/04/2016 09h33

25 mil alunos da rede estadual farão prova sobre Aedes em Piracicaba, SP

38 escolas participarão da iniciativa a partir do dia 19 de abril na cidade.
Resultado norteará ações de combate em parceria com o Executivo. 

Projeto avalia conhecimento de alunos da rede pública de Piracicaba sobre Aedes (Foto: Paulo Munhoz) 

Projeto avalia conhecimento de alunos da rede pública de Piracicaba sobre Aedes (Foto: Paulo Munhoz)

A informação é uma arma poderosa e é com ela que o projeto "Vetor de Conscientização" pretende contribuir para o combate à Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a zika e a chikungunya. A partir da aplicação de um questionário a 25 mil alunos da rede estadual de Piracicaba (SP), a iniciativa avaliará o conhecimento dos estudantes sobre o inseto.

O resultado da prova servirá de parâmetro para ações educativas e de prevenção pelo poder público, que confirmou a parceria com a instituição que desenvolveu a prática pedagógica. O projeto, idealizado pelo Colégio PoliBrasil, já foi realizado na instituição entre os alunos do ensino médio. Os estudantes participaram de uma aula de biologia intitulada "Intervenção ao Aedes Aegypti".

Nessa aula receberam informações sobre o Aedes e prática de observação dos ovos, larvas e mosquito, fizeram ainda a fixação das larvas e dos mosquitos, para entender o processo de reprodução e o ciclo de vida, através de exames microscópicos.

"O objetivo é fazer com que com esses conhecimentos nossos alunos disseminem essas informações e para a família e amigos para informarmos mais pessoas e conseguirmos de alguma forma amenizar o problema das doenças provocados por esse mosquito. A aula foi elaborada e ministrada pelo professor de Biologia Daniel Bonilha Cavaggioni", afirmou a diretora do colégio, Fernanda Andreello.

Quem aprende também ensina
Agora, os estudantes, supervisionados por professores e especialistas levarão a ideia para outros alunos das salas de aula de, pelo menos, 38 escolas estaduais. O trabalho ocorre em parceria com a Prefeitura e a Diretoria Regional de Ensino.
Resultado da pesquisa será usado como parâmetro pelo poder público de Piracicaba (Foto: Paulo Munhoz) 
Pesquisa será usada como parâmetro pelo poder
público de Piracicaba (Foto: Paulo Munhoz)

O questionário diagnóstico é composto de 10 questões sobre focos e criadouros do Aedes Aegypti, cuidados com higiene, uso de repelentes e plantas que servem como berçário natural para o mosquito e características de ação e reprodução do inseto.

O resultado da pesquisa será devolvido para as escolas para que possam trabalhar, de forma interdisciplinar, nas aulas de biologia, química, matemática, redação, literatura, história, artes, educação física e outras.

O Dirigente Regional de Ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros, disse que avaliar o conhecimento desses alunos é fundamental para ampliar as ações de combate. "Juntos podemos combater a falta de conhecimento e melhorar a qualidade de vida de nossas comunidades", afirmou.

Os alunos que preencherem o questionário receberão um folheto com as principais
informações sobre o mosquito Aedes Aegypti. O resultado das pesquisas será representado por meio de gráficos, separados por série e, depois, no compilado entre os testes. Os professores receberão sugestões para trabalharem de forma interdisciplinar.

Poder Público
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informa que, após a finalização da pesquisa e tendo acesso à estatística produzida, será desenvolvida uma campanha educacional nas escolas. "A intensão é sanar as dúvidas dos itens de maior deficiência de conhecimento técnico e, dessa forma, ampliar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura na prevenção e combate ao Aedes aegypti", afirmou.
Trabalho com alunos teve análise microscópica de larvas e do mosquito Aedes em Piracicaba (Foto: Paulo Munhoz) 
Trabalho com alunos teve análise microscópica de larvas e do mosquito Aedes (Foto: Paulo Munhoz)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/04/25-mil-alunos-da-rede-estadual-farao-prova-sobre-aedes-em-piracicaba-sp.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário