07/09/2016 07h17
- Atualizado em
07/09/2016 07h17
Equipamento da USP que trata HPV e lesões recebe certificado da Anvisa
Técnica foi desenvolvida por grupo de pesquisadores de São Carlos.
Objetivo é aprimorar o aparelho e disponibilizá-lo na rede pública de saúde.
Um equipamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos
que trata o HPV e previne doenças no colo do útero com luz de LED
recebeu certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa).De acordo com os cientistas, os testes com a máquina apresentaram bons resultados nas lesões em fase inicial e o o objetivo agora é melhorar o aparelho para que ele possa ser usado também em casos mais avançados e seja disponibilizado na rede pública de saúde.
“Em 70 mulheres com lesão de grau um no colo de útero, foi uma eliminação completa das lesões cervicais, como a gente chama", contou o professor Vanderlei Bagnato, pesquisador do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).
Luz de LED interage com creme aplicado
sobre as lesões (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
sobre as lesões (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Tratamento
O equipamento realiza um tratamento considerado alternativo e, atualmente, é usado no Ambulatório de Saúde da Mulher, em Araraquara.
Os pesquisadores explicam que é emitida uma luz de LED que interage com o creme aplicado sobre a lesão.
“A paciente é instruída a aplicar o creme como se fosse um creme vaginal. No dia seguinte, ela vai ao consultório e fica em posição ginecológica, aí a ponteira de tratamento do equipamento é inserida na paciente e fica em contato com o colo do útero. A reação entre o creme, que tem o fotossensibilizador, e a luz faz a ação fotodinâmica, matando a lesão”, explicou a pesquisadora Fernanda Carbinatto.
De acordo com o coordenador e ginecologista do ambulatório, Wellington Lombardi, o tratamento traz vantagens em relação à prática tradicional. “O tratamento convencional seria cauterizar, queimar essas lesões diretamente no colo, ou um seguimento de uma maneira mais rigorosa a cada seis meses. A vantagem desse novo método, a aplicação dessa nova tecnologia, é por ser um equipamento indolor e seguro”, disse.
Eficácia
Os testes foram muito positivos e pacientes que usaram o aparelho, como a recepcionista Rafaela Melhado, aprovaram os resultados.
“Fiquei muito feliz porque em uma sessão eu já consegui recuperar a lesão e não tinha mais nenhuma ferida, fiquei curada”, contou a moça, diagnosticada com uma lesão no colo do útero há dois anos.
Futuro
Agora, o objetivo dos pesquisadores é conseguir fazer com que o equipamento cure lesões mais avançadas.
“Fechando o protocolo clínico, a gente pode entrar junto ao Ministério da Saúde, à Anvisa e outros órgãos para tentar implementar esse equipamento também para lesões de alto grau e, aí, sim, disponibilizar essa técnica para o sistema público de saúde”, concluiu Fernanda.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/09/equipamento-da-usp-que-trata-hpv-e-lesoes-recebe-certificado-da-anvisa.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário