30/08/2016 19h03
- Atualizado em
30/08/2016 20h00
10 casos de dengue são confirmados no Paraná em agosto, aponta Saúde
Boletim foi divulgado pela Secretaria da Saúde nesta terça-feira (30).
Nenhum caso de vírus da zika e de chikungunya foi confirmado.
Mosquito Aedes aegypti transmite dengue, chikungunya e vírus da zika (Foto: Cameron P. Simmons/Divulgação)
Dez casos de dengue foram confirmados no estado neste mês de agosto, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (30). Destes dez casos, nove são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do Paraná, e apenas um é importado.Os casos foram confirmados em seis cidades, dividas em três regionais: um na de Campo Mourão, na região centro-oeste; outro na regional de Paranavaí, no noroeste; e oito – sendo um importado – na de Londrina, no norte do estado. O informe ainda aponta que há 616 casos notificados da doença.
O novo período epidemiológico começou a ser contabilizado no dia 1º de agosto. De acordo com a Sesa, nesta época do ano, é comum que os casos confirmados de dengue apresentem redução, por causa do frio.
A pasta informou que os números começam a subir a partir de novembro, com pico entre os meses de janeiro e abril.
No período anterior, entre agosto de 2015 e julho deste ano, o Paraná teve 56.351 casos confirmados de dengue e 61 mortes causadas pela doença – todos os óbitos aconteceram neste ano, a maioria em Paranaguá, no litoral.
Neste novo período, foram notificados 12 casos do vírus da zika e 21 de chikungunya, mas nenhum foi confirmado.
Vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue em 30 cidades do estado começou no dia 13 de agosto e segue até sábado (3). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose da vacina, que está sendo fornecida de graça para parte da população.
Em Paranaguá e em Assaí, no norte, as doses estão disponíveis para pessoas com idade entre nove e 44 anos. Nos outros 28 municípios prioritários, a vacina é destinada aos jovens com idade entre 15 e 27 anos.
A escolha do público-alvo tem base em estudo da secretaria, que apontou que 30% dos casos ocorrem nesta faixa etária.
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/08/10-casos-de-dengue-sao-confirmados-no-parana-em-agosto-aponta-saude.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário