28/9/2015 às 09h50 (Atualizado em 28/9/2015 às 12h22)
CFM endurece regras e proíbe selfies de médicos nas redes
Regras foram reformuladas após a reclamação de pacientes que tiveram a privacidade violada
Casos de fotografias durante cirurgias e
após partos, mostrando os pacientes inclusive em situações
constrangedoras, motivaram a mudança
ThinkStock
O CFM (Conselho Federal de Medicina) alterou as regras que definem a
conduta dos profissionais da área em relação às redes sociais e à
divulgação do trabalho que realizam. Segundo a resolução 2.126/2015, os
médicos não poderão publicar selfies em situações de trabalho, como
durante a realização de procedimentos médicos, nem fazer a divulgação de
imagens de "antes e depois", utilizadas especialmente por especialistas
que fazem intervenções estéticas.
As normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, alteram resolução de 2011 e foram reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada.
Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM, disse que teve pessoas incomodadas com alguns tipos de ação que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais.
— Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade.
Casos de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes, inclusive, em situações constrangedoras motivaram a mudança.
— Antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes.
A proibição do "antes e depois" tem como objetivo proteger o paciente de técnicas que podem trazer resultados inesperados.
— Nossa preocupação é que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem sempre vai ter aquilo que o 'antes e depois' acaba induzindo, principalmente em procedimentos estéticos e dermatológicos.
Propaganda
As novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM. Outra ação que está na mira do conselho é o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho de profissionais por meio de elogios de pacientes.
— Descobrimos que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela.
Em entrevistas, os médicos não deverão divulgar endereço e demais contatos de seu local de trabalho.
— Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/cfm-endurece-regras-e-proibe-selfies-de-medicos-nas-redes-28092015
As normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, alteram resolução de 2011 e foram reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada.
Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM, disse que teve pessoas incomodadas com alguns tipos de ação que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais.
— Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade.
Casos de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes, inclusive, em situações constrangedoras motivaram a mudança.
— Antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes.
A proibição do "antes e depois" tem como objetivo proteger o paciente de técnicas que podem trazer resultados inesperados.
— Nossa preocupação é que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem sempre vai ter aquilo que o 'antes e depois' acaba induzindo, principalmente em procedimentos estéticos e dermatológicos.
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As novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM. Outra ação que está na mira do conselho é o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho de profissionais por meio de elogios de pacientes.
— Descobrimos que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela.
Em entrevistas, os médicos não deverão divulgar endereço e demais contatos de seu local de trabalho.
— Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/cfm-endurece-regras-e-proibe-selfies-de-medicos-nas-redes-28092015
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