26/05/2016 10h47
- Atualizado em
26/05/2016 11h04
Balanço aponta morte por dengue e 6.500 casos notificados em Uberlândia
Prefeitura destaca ações desenvolvidas e diz que incidência é média.
Alunos de Escola Municipal fazem passeata em bairro da cidade.
passeata dengue Uberlândia (Foto: Prefeitura de Uberlândia/Ascom)
Uma morte por dengue foi confirmada em Uberlândia neste ano e até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 6.520 casos prováveis. Em todo o estado, foram registrados 103 óbitos pela doença, sendo 48,5% com faixa etária maior que 65 anos de idade.Conforme a Prefeitura de Uberlândia, a incidência na cidade é considerada média, pois a média é de 157,8 casos de dengue por 100 mil habitantes. Para ser considerada uma epidemia, é preciso que a incidência seja de 300 casos por 100 mil habitantes.
No município, ações de conscientização e mobilização social no combate ao mosquito Aedes aegypti foram incrementadas desde 2015. Seguem sendo realizadas atividades de conscientização e prevenção contra o vírus da dengue, chikungunya e zika. Em algumas escolas municipais ainda há gincana com os alunos assumindo o papel de agentes de saúde mirins.
Passeata no Morada Nova
Na Escola Municipal Freitas Azevedo, no Bairro Morada Nova, duas alunas organizaram uma ação de conscientização dos moradores nesta quarta-feira (24). A “Marcha contra o Aedes aegypti” reuniu cerca de 80 alunos do 8º e 9º ano. “Se não tivermos a atitude para combater essa situação, não vamos conseguir acabar com a dengue. Por isso tive a ideia de marcharmos pelo bairro para conscientizar as pessoas contra o mosquito”, disse a aluna Danyelle Cristina Rosa da Silva.
A passeata com os alunos seguiu pela Avenida Aldo Borges Leão, após atividades na escola, em que agentes de controle de zoonoses demonstraram a evolução do ovo do mosquito até a fase adulta. Pâmela Barbosa Rodrigues, do 9º ano, também falou sobre a ação. “Sabemos que o mosquito se reproduz em água parada. Precisamos que todos ajudem a combater o mosquito e não deixar a água para ele nascer”.
O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Amaral Alves de Souza, e mais 15 agentes de controle de zoonoses, ofereceram suporte nas atividades, com distribuição de panfletos educativos e orientações em caso de dúvidas.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/05/balanco-aponta-morte-por-dengue-e-6500-casos-notificados-em-uberlandia.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário