domingo, 1 de maio de 2016

30/04/2016 19h43 - Atualizado em 30/04/2016 19h46

Cidades suspendem campanha de vacinação de gripe por falta de doses

Piracicaba e Limeira tiveram falta no 1º dia e retomam imunização na quarta.
Estado informou que comunicou a União de que nº não seria suficiente. 

Porto Alegre teve Dia D de vacinação contra H1N1 (Foto: Cristine Rochol/PMPA) 

Limeira e Piracicaba tiveram falta de vacina no 1º dia
da campanha (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A vacina contra a gripe acabou em menos de oito horas em Piracicaba (SP) por conta da alta procura da população. De acordo com a Secretaria de Saúde, o governo estadual enviou 32 mil doses para a primeira etapa da campanha, que começou neste sábado (30) e segue até o dia 9 de maio, quando se inicia a segunda fase.

No entanto, as amostras acabaram no 1º dia e a Prefeitura suspendeu a imunização até quarta-feira (4), quando novas doses estarão disponíveis nos postos fixos e móveis de vacinação.

A Secretaria de Saúde afirmou que as novas vacinas devem chegar na segunda-feira (2). No entanto, a Prefeitura ressaltou que os moradores não devem procurar as unidades de saúde na segunda e na terça-feira (3), já que estes dias serão usados para distribuir as doses entre os 59 postos de vacinação no município. Na quarta-feira, a campanha será retomada.

Neste sábado, a Prefeitura chegou a receber mais 1 mil doses extras da vacina, mas elas também acabaram antes do horário de encerramento do "Dia D" de imunização, previsto para às 17h. Nesta segunda-feira, o governo estadual devem enviar mais 32 mil amostras. A meta para o município é imunizar 64 pessoas.

Em Limeira (SP), a situação é a mesma. Foram aplicadas 20 mil doses das 8h às 17h, mas as vacinas acabaram. A administração também orienta que a população só procure os postos de saúde a partir de quarta-feira. O objetivo da Prefeitura é imunizar 56 mil pessoas na cidade.

Vacinação
Além das 42 unidades de saúde de Piracicaba, a aplicação das doses irá ocorrer também em 17 postos volantes. Nesta primeira etapa da campanha, serão vacinadas crianças de seis meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, além de idosos (com mais de 60 anos), indígenas e profissionais de hospitais e unidades de prontos-socorros públicos e privados ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A segunda etapa da vacinação terá início em 9 de maio, a partir de quando as doses estarão disponíveis para pessoas com doenças crônicas, os demais trabalhadores da saúde e os encarcerados.

A vacina da gripe que será aplicada durante a campanha nacional protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. As doses não são recomendada a pessoas que apresentam reações graves a ovo de galinha. A campanha nacional se encerra no dia 20 de maio.


Justificativas
A Secretaria Estadual de Saúde informou que, durante a semana, comunicou o Ministério da Saúde de que as doses não seriam suficiente para atender a alta demanda. No entanto, a pasta disse que só recebeu uma nova remessa na tarde de sexta-feira (29). As novas vacinas serão redistribuídas nesta segunda. Até agora, São Paulo recebeu 9,9 milhões das 12,7 milhões de doses necessárias para imunizar todo o público-alvo do estado.

Já o Ministério da Saúde explicou que o repasse é feito em seis etapas e cinco já foram feitas. O último envio das doses será realizado no dia 13 de maio, de acordo com o governo federal. O órgão ainda informou que cabe ao estado administrar as remessas para os município e que o cronograma foi cumprido.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/04/cidades-suspendem-campanha-de-vacinacao-de-gripe-por-falta-de-doses.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário