sexta-feira, 27 de maio de 2016

Edição do dia 27/05/2016
27/05/2016 10h48 - Atualizado em 27/05/2016 14h48

Esclerose lateral amiotrófica paralisa o corpo, mas não a mente

Conheça histórias de superação de pessoas que convivem com a doença.
Esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica degenerativa.

O Bem Estar desta sexta-feira (27) falou sobre a esclerose lateral amiotrófica, mais conhecida como ELA, e mostra histórias de superação de pessoas que não se entregam e convivem com a doença.

Os neurologistas Tarso Adoni e Francisco Rotta participam do programa, tiraram as dúvidas e explicaram a diferença entre esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica degenerativa que causa a morte dos neurônios motores superiores (que saem do cérebro) ou inferiores (que estão na medula espinhal), causando comprometimentos que levam a perda de função motora no corpo. Não há causa conhecida para a doença e, por isso, também não há formas de preveni-la.

Os sinais iniciais da ELA são pouco perceptíveis: atrofia muscular localizada, sem dor e sem perda de sensibilidade. Além disso, ocorrem tremores musculares por baixo da pele. Os neurônios motores superiores e inferiores são atingidos de forma combinada e vão se deteriorando ao longo do tempo, até a morte deles. A partir daí, a pessoa passa a ter quadros de rigidez muscular, diminuição da velocidade nos movimentos, atrofia muscular e perda de força.

Veja nos vídeos a história do Ricky, que tem a doença e, mesmo assim, trabalha até dez horas por dia. Com o movimento dos olhos, ele se comunica com o mundo. Conheça também a história do Márcio, que está se cuidando com fisioterapia. “ Eu tô andando na frente da doença. Tô dando tchau pra ela", afirma.

Confira mais sobre a doença no Manual ELA, criado pelo Instituto Paulo Gontijo, que reúne informações e orientações multidisciplinares sobre a doença.

Esclerose x esclerose múltipla
O termo esclerose é usado toda vez que um tecido sofre algum tipo de agressão, cicatriza e fica endurecido. Portanto, apesar do nome parecido, a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica são doenças bastante diferentes.

A primeira é uma condição autoimune que causa inflamação afetando diversas partes do sistema nervoso central ao mesmo tempo, enquanto a segunda é uma das quatro doenças que acometem os neurônios motores.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/05/esclerose-lateral-amiotrofica-paralisa-o-corpo-mas-mantem-mente-ativa.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário