26/07/2016 15h18
- Atualizado em
26/07/2016 20h32
Saúde aponta que Paraná tem 89 cidades com epidemia de dengue
São 55.640 casos confirmados e 61 mortes causadas pela doença.
Novo boletim da Secretaria de Saúde foi divulgado nesta terça (26).
Paraná tem 55.640 casos confirmados de dengue, segundo a Sesa (Foto: Cristine Rochol, divulgação/PMPA)
O novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná nesta terça-feira (26) apontou que 89 cidades paranaenses estão com epidemia de dengue – duas a mais do que no boletim anterior, do dia 19.Os municípios que entraram para a lista são Pranchita, na região sudoeste, e Tamboara, no noroeste. Para uma cidade estar em epidemia, são necessários mais de 300 casos para cada 100 mil pessoas.
O Paraná já tem 55.640 casos confirmados de dengue deste agosto de 2015. Até semana passada, eram 55.260. O número de mortes causadas pela doença permaneceu o mesmo: 61. Todas as mortes aconteceram neste ano.
Campanha de vacinação
Nesta tarde, o governador Beto Richa (PSDB) lançou a Campanha de Vacinação contra a Dengue no Paraná. A ação ocorreu no Porto de Paranaguá, no litoral. Em junho, o governo estadual havia anunciado que compraria 500 mil doses da vacina.
Paranaguá é a cidade do estado com mais mortes causadas pela dengue e casos confirmados da doença: 30 e 15.779, respectivamente.
Depois, os municípios com mais casos de dengue são: Foz do Iguaçu, no oeste (6.309) e Londrina, na região norte (4.443).
Venda da vacina no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na segunda-feira (25) que a Dengvaxia, primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, vai custar de R$ 132,76 a R$ 138,53, de acordo com alíquota de cada estado.
A partir de agora, ela poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares. O consumidor, no entanto, deverá desembolsar um valor adicional, que varia em cada estabelecimento, pela aplicação do produto, como explica a agência. Conforme o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Vírus da Zika e chikungunya
Um novo caso do vírus da zika foi registrado no Paraná neste novo boletim, subindo de 321 para 321.
Não houve mais nenhum caso de chikungunya na última semana. A Sesa já confirmou 71 casos da doença no estado.
Veja a lista das cidades do Paraná com epidemia de dengue:
Paranaguá, Assaí, Rancho Alegre, Santa Cecília do Pavão, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Mamborê, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Ibiporã, Boa Vista da Aparecida, Munhoz de Mello, Porecatu, Sarandi, Santa Helena, Capanema, Cambará, Quedas do Iguaçu, Cafelândia, Itambaracá, Pérola D'Oeste, Leópolis, Jataizinho, Pérola, Bela Vista do Paraíso, Iguaraçu, Ubiratã, Marialva, Ampére, Colorado, Corbélia, Nova Santa Rosa, Santo Antônio do Paraíso, Paiçandu, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Braganey, Planalto, Tapira, São Sebastião da Amoreira, Londrina, Sertanópolis, Floresta, Cruzeiro do Sul, Maringá, Capitão Leônidas Marques, São Jorge do Ivaí, Santa Isabel do Ivaí, Antonina, Matelândia, Centenário do Sul, Santa Fé, Cambé, Nova Cantu, Realeza, Mandaguaçu, Mandaguari, Ivatuba, Florestópolis, Ivaiporã, Nova Aliança do Ivaí, Porto Rico, Guaraci, Jardim Olinda, Astorga, Santa Izabel do Oeste, Jesuítas, Terra Roxa, Santo Antônio do Caiuá, Toledo, Entre Rios do Oeste, Missal, Atalaia, Tuneiras do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Jaguapitã, Ipiranga, Maripá, Céu Azul, Paranapoema, Nova Esperança do Sudoeste, Goioerê, Cascavel, Floraí, Juranda, Primeiro de Maio, Nova Esperança, Pranchita e Tamboara.
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/07/saude-aponta-que-parana-tem-89-cidades-em-epidemia-de-dengue.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário