quarta-feira, 27 de julho de 2016

27/07/2016 11h43 - Atualizado em 27/07/2016 11h44

Setor de combate à dengue realiza levantamento em Patos de Minas

Objetivo do trabalho é identificar índice de infestação do Aedes aegypti.
Cerca de 130 agentes coletam larvas em bairros da cidade.

Trabalho foi realizado em casas de Patos de Minas (Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação) 

Trabalho foi realizado em casas de Patos de Minas
(Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação)

Começaram nesta terça-feira (26) as atividades do 1º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba em 2016. As atividades ocorrerão até a próxima quinta-feira (28) em todos os bairros do município. O objetivo é traçar estratégias efetivas de ações de combate ao mosquito.

O setor de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os trabalhos começaram no segundo semestre deste ano, porque nos outros meses os agentes seguiam as normas do Ministério da Saúde acerca dos cuidados contra o zika vírus e a microcefalia. As visitas dos agentes são feitas no período de 8h às 17h em todo município e, em outubro, será feita uma nova etapa do LIRAa na cidade.

Nesta semana, os 130 agentes de saúde da cidade vão recolher larvas em residências e levar  para um laboratório, onde passam por análise para a identificação do mosquito Aedes aegypti. Após os trabalhos, serão feitos levantamentos das regiões onde há uma maior incidência dos mosquitos e assim, as ações de combate serão intensificadas.

O setor informou ainda que a população está contribuindo de forma positiva com os trabalhos dos agentes, permitindo que eles entrem nas casas sem nenhuma resistência. Nos trabalhos desta terça-feira (26) foram recolhidos cerca de quatro tubos de amostras de larvas recolhidas, mas todas deram resultado negativo para o mosquito, o que pode ser justificado pelo período de tempo seco.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/07/setor-de-combate-dengue-realiza-levantamento-em-patos-de-minas.html 

Nenhum comentário :

Postar um comentário