quarta-feira, 27 de julho de 2016

27/07/2016 13h27 - Atualizado em 27/07/2016 13h27

Cai o número de casos de dengue no 1º semestre de 2016 em Uberlândia

Queda é de 60% em relação a 2016, segundo Secretaria de Saúde.
Campanhas e apoio da população são positivas e seguem em andamento.

Agentes visitam casas em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração) 

Agentes visitam casas em Uberlândia
(Foto: Reprodução/TV Integração)

O número de casos de dengue diminuiu este ano em Uberlândia de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas. Dados do primeiro semestre de 2016, ante o mesmo período do ano passado, apontam uma queda de 60%, uma vez que nos sete primeiros meses foram oito mil registros enquanto em 2015 foram 20 mil casos. Mas, apesar da queda, os cuidados devem continuar.

Em julho deste ano não foi registrado nenhum caso de dengue na cidade. No acumulado do ano, são 8.151 registros, de acordo com dados do boletim epidemiológico do Governo do Estado. Em 2015 houve nove mortes e neste ano, uma.

Samuel do Carmo Lima, diretor de Vigilância em Saúde, destaca que uma das justificativas da queda é o tempo frio e seco que diminui as ameaças e facilita o trabalho dos agentes que acabam ficando mais focados na orientação aos moradores. Além disso, nas estratégias definidas em agosto de 2015, um dos pontos trabalhados foi a ênfase na mensagem de que o morador é o principal responsável pelo cuidado.

Ele também destaca a importância da parceria com outras secretarias, como por exemplo de Educação, quando são feitos debates do assunto em salas de aula. Também com entidades sociais e empresas que se tornaram parceiras em campanhas. Outro ponto foi a associação do trabalho de agentes de saúde e de zoonoses.

“Essa redução é uma grande vitória. Agora é possível abaixar mais e ter a dengue como uma situação de normalidade se a gente continuar nessa mesma estratégia e a educação da população para que cada um limpe a sua casa”, disse Lima.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/07/cai-o-numero-de-casos-de-dengue-no-1-semestre-de-2016-em-uberlandia.html 

Nenhum comentário :

Postar um comentário