quinta-feira, 22 de outubro de 2015

22.10.15

Micotoxinas nos vinhos fazem mal à saúde 

Micotoxinas do vinho são substâncias tóxicas produzidas por fungos. Estas toxinas podem até provocar o surgimento de tumores, quando ingeridas frequentemente e em grande quantidade.

Publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC nº 07/11 estabelece os limites máximos tolerados (LMTs) para micotoxinas em alimentos, entre eles o vinho.

Micotoxinas nos vinhos fazem mal à saúde
Micotoxinas nos vinhos fazem mal à saúde/foto.

Para a Ocratoxina A, micotoxina que pode ser detectada no vinho, a legislação estabelece um limite máximo de 2 μg/kg (2 ppb). De acordo com Alan Castro, farmacêutico e especialista científico na divisão de segurança alimentar da Genese Produtos Diagnósticos, empresa distribuidora de kits, testes para diagnósticos e equipamentos médicos, a ideia é que os produtores de vinho possam fazer a análise no local com o auxílio de testes qualitativos ou quantitativos.
opinião do especialista, o problema começa ainda na produção, pois a matéria-prima usada na fabricação do vinho (o suco da uva) pode apresentar a toxina. Todavia, o controle deve ser feito também no produto acabado, segundo prevê a legislação brasileira.
realização da análise.
Fonte: http://www.saudecomciencia.com/2013/02/micotoxinas-nos-vinhos-fazem-mal-saude.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia+%28saudecomciencia%29  

Nenhum comentário :

Postar um comentário