2.10.15
14 Alimentos antienvelhecimento
E para que isso ocorra cada célula do corpo necessita de uma fonte constante de oxigênio para converter o alimento digerido em energia. No entanto, a queima do oxigênio pelas células libera os radicais livres, os quais danificam as células saudáveis de nosso corpo à medida que a queima vai ocorrendo pelo organismo.
Nosso organismo passa a ser mais vulnerável aos danos causados pelos
radicais livres o que pode acarretar inúmeras doenças, o envelhecimento
de cada célula, que causa o envelhecimento dos tecidos e,
consequentemente, do organismo como um todo.
E como combater os radicias livres?
Alguns alimentos antioxidantes colaboram na diminuição dos efeito nocivos dos radicais livres retardando o processo do envelhecimento precoce. Confira alguns alimentos antienvelhecimento:
E como combater os radicias livres?
Alguns alimentos antioxidantes colaboram na diminuição dos efeito nocivos dos radicais livres retardando o processo do envelhecimento precoce. Confira alguns alimentos antienvelhecimento:
14 alimentos que combatem o envelhecimento:
SojaEste grão rico em proteína vegetal estimula a produção do hormônio feminino estrógeno. Regula as alterações hormonais femininas como tpm e menopausa. Hoje em dia o consumo de soja é mais fácil devido às suas diversas formas, como grãos, leite e suco de soja, extrato de soja (ou soja em pó) e as proteínas de soja texturizadas nos formatos de carne moída ou pedaços.
Castanha-do-pará
Fonte importantíssima do mineral selênio e da vitamina E, essa semente oleaginosa combate o envelhecimento. Uma castanha por dia já é suficiente. E não se deve consumir muitas por ser muito calórica. Veja as calorias das frutas secas aqui.Uma única castanha tem 42 calorias e 60 gramas de selênio, cota de que o organismo necessita diariamente. Não deve ser consumida em excesso, já que 100 gramas (quinze unidades) contêm 636 calorias.
Uva e vinho
Aí entra a ação benéfica do resveratrol.
Alimentos integrais como arroz, germens e macarrão de farinha integral
Ricos em fibras, vitaminas B e E, além de minerais, como manganês, zinco e cobre, que agem contra o envelhecimento precoce. Ajudam no correto funcionamento do intestino e facilitam a eliminação de toxinas. Beneficiam os cabelos e a pele que se torna mais viva e visivelmente mais saudável.
Peixe
As proteínas dos peixes contêm os aminoácidos essenciais à formação de anticorpos e à renovação dos tecidos. Fonte de potássio, fósforo e cálcio, fortalece músculos, ossos e dentes. Com menor teor de gordura (sobretudo os de água salgada), produz pouco colesterol LDL (ruim) e eleva os níveis de HDL. Os peixes de água gelada (sardinha, atum, salmão, etc) contêm Ômega 3 que parece atuar para evitar o envelhecimento.
Frango
O frango sem pele fortalece o sistema imunológico (por isso diz-se que canja de galinha atua nas gripes e resfriados). Fornece ainda zinco e cobre que são minerais sabidamente antioxidantes e ferro.
Maçã:
A maçã é uma das frutas mais eficientes no combate ao envelhecimento. Sobre isso já escrevi "benefícios o propriedades".
Brócolis
A presença de flavonoides são eficazes no retardo do envelhecimento. Rico cálcio (se você não toma leite não deixe de incluí-lo na dieta), além de vitaminas do complexo B, ferro e magnésio.
Pepino
Por ser rico em silício, leia mais em "alimentos ricos em silício".
Couve
Considerada a rainha dos vegetais devido a seu alto poder nutritivo. Leia neste artigo "couve manteiga benefícios".
Cenoura, abóbora, mamão e demais vegetais alaranjados
Boas fontes de betacaroteno, devido à sua cor alaranjada. A função dos betacarotenos é combater os radicais livres. Convertido em vitamina A, fortalece o sistema imunológico e favorece a renovação da pele.
Banana
A banana é um alimento importantíssimo por seus altos valores nutricionais. Sempre que são entrevistadas pessoas que viveram mais de 100 anos, todas elas têm em comum, o consumo diário de pelo menos 1 banana.
Nenhum comentário :
Postar um comentário