domingo, 18 de outubro de 2015

Fundação de Amparo à Pesquisa premia pesquisadores da UFRGS

Sete professores e uma aluna estão entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 
09/10/2015 11:33 
Os troféus serão entregues em cerimônia no dia 20 de outubro. Foto: Divulgação 
Os troféus serão entregues em cerimônia no dia 20 de outubro. Foto: Divulgação 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou ontem os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho. Entre os premiados, estão sete professores e uma aluna da UFRGS. Os troféus serão entregues em cerimônia no dia 20 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
O prêmio agracia 10 cientistas que contribuíram para o desenvolvimento estadual. O objetivo é mostrar a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade. Nesta edição, a Fapergs recebeu 85 indicações. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da comissão julgadora, formada por 17 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica.
Na categoria Pesquisador Destaque, os seguintes professores da UFRGS foram vencedores: Rita Terezinha Schmidt (Artes e Letras), David Driemeier (Ciências Agrárias), Moacir Wajner (Ciências Biológicas), Jorge Castellá Sarriera (Ciências Humanas e Sociais), Silvia Stanisçuaski Guterres (Ciências da Saúde) e Marco Antonio Moreira (Educação e Psicologia).
O Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz, que celebra a luz como matéria da ciência e do crescimento tecnológico, foi para o professor Jandir Miguel Hickmann, do Instituto de Física da UFRGS. Ele coordena grupo de pesquisa em Ótica, Fotônica e Materiais, que possui laboratórios de Nanofotônica, Ótica Não Linear, Ótica Singular e Feixes Extraordinários.
Aluna de iniciação científica em grupo de pesquisa sobre câncer de pulmão no Departamento de Bioquímica da Universidade, Mariane Araújo Branco ganhou o prêmio na categoria Jovem Inovador. Ela ajudou no desenvolvimento da cofilina-1, uma proteína do citoesqueleto celular, como biomarcador com potencial prognóstico.
Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/fundacao-de-amparo-a-pesquisa-premia-pesquisadores-da-ufrgs 

Nenhum comentário :

Postar um comentário