segunda-feira, 11 de julho de 2016

01/07/2016 19h04 - Atualizado em 01/07/2016 19h08

Ministério da Saúde avalia papel de outro vírus em casos de microcefalia

Pesquisadores encontraram vírus da diarreia viral bovina em amostras.
Brasil tem 1.638 casos confirmados da malformação.

Com microcefalia, um dos filhos gêmeos de 5 meses de idade de Jaqueline Jéssica Silva de Oliveira passa por exame na USP, em São Paulo. Os bebês foram identificados como um caso raro em que um deles nasceu com microcefalia, e o outro, não (Foto: Nacho Doce/Reuters) 

Casos de microcefalia  no Brasil ultrapassam 1,6 mil registros (Foto: Nacho Doce/Reuters)

O Ministério da Saúde informou, por nota, que está avaliando o papel de um outro vírus na evolução de casos de microcefalia e em malformações congênitas no Brasil, segundo nota divulgada nesta sexta-feira (1º).

De acordo com a pasta, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), da Paraíba, encontraram partículas do vírus da diarreia viral boniva (VDBV) em amostras por necropsia do tecido cerebral de fetos e recém-nascidos com microcefalia.

O estudo ainda é preliminar. O VDBV está presente em rebanhos bovinos em todo o mundo, podendo causar abortos e malformações nos animais.

O ministério esclareceu, no entanto, que a presença dessas partículas não significa a existência do vírus ativo, nem que ele seja o responsável pelos casos de microcefalia e outras malformações. A pesquisa deverá continuar para estabelecer resultados mais precisos.

Os resultados preliminares do estudo foram encaminhados à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também estão trabalhando junto ao da Saúde no monitoramento do achado.

Microcefalia no Brasil
O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.638. Ao todo, foram 8.165 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro de 2015, até 25 de junho deste ano, com 87 mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, 3.466 casos foram descartados e outros 3.061 casos ainda estão em investigação.

Os dados são do boletim divulgado nesta quinta-feira (30). Dos casos confirmados de microcefalia, 270 tiveram teste positivo para o vírus da zika - o baixo número de confirmações alerta para a possibilidade de outros causadores da malformação.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/ministerio-da-saude-avalia-papel-de-outro-virus-em-casos-de-microcefalia.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário