quarta-feira, 26 de outubro de 2016

26/10/2016 05h00 - Atualizado em 26/10/2016 05h00

Estudo não vê ligação entre cálcio em suplemento e doenças cardíacas

Pesquisa fez revisão de evidências clínicas sobre suplemento alimentar.
Conclusões foram publicadas como diretriz nos EUA.

A ingestão de uma dose considerada não tóxica de cálcio, acrescida ou não de comprimidos de vitamina D, não tem relação com complicações cardíacas em adultos saudáveis, segundo conclusão publicada pela Fundação Nacional de Osteoporose dos EUA e pela Sociedade Americana de Cardiologia Preventiva. 

Essas instituições lançaram uma nova diretriz para o uso de suplementação com essas substâncias.

A nova orientação é baseada em evidências clínicas, publicadas na revista científica “Annals of Internal Medicine”. A dose de cálcio considerada segura tem entre 2.000 e 2.500 mg por dia. O texto indica, no entanto, que a ingestão da substância a partir de fontes alimentares ainda é a mais segura.

Os suplementos de cálcio são recomendados para pessoas que não consomem quantidade suficiente da substância, como uma estratégia para a prevenção de fraturas causadas pela osteoporose.

Até agora, alguns relatos conflitantes sugeriam que a ingestão de cálcio, em particular a partir de suplementos, poderia causar problemas cardiovasculares. Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, revisaram estudos sobre o assunto publicados desde 2009. Um total de 31 pesquisas foram incluídas na revisão.

Nenhuma diferença estatística foi encontrada relacionando eventos cardiovasculares ou mortalidade entre grupos que receberam o suplemento de cálcio sozinho ou adicionado de vitamina D.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/10/estudo-nao-ve-ligacao-entre-calcio-em-suplemento-e-doencas-cardiacas.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário