segunda-feira, 31 de outubro de 2016

30/10/2016 11h46 - Atualizado em 30/10/2016 12h19

Morre bebê internada em UTI neonatal após esperar mais de 5h por vaga

Menina de 2 meses estava na Maternidade Gota de Leite em Araraquara.
Criança adquiriu infecção pulmonar após respirar leite materno, diz mãe.

Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Foto: Sergio Pierri/Prefeitura de Araraquara) 

Menina estava internada na Maternidade Gota de Leite (Foto: Sergio Pierri/Prefeitura de Araraquara)

A bebê de dois meses Sofia Rodrigues que estava internada em Araraquara (SP) desde terça-feira (25) após adquirir uma infecção pulmonar por respirar leite materno não resistiu e morreu na noite de sábado (29). O corpo da menina foi enterrado na manhã deste domingo (30) no Cemitério São Bento. A mãe, Priscila Rodrigues, contou que esperou mais de 5 horas para conseguir vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Gota de Leite e fala em negligência, o que teria agravado o caso de saúde da filha. Ela registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Em nota, a prefeitura informou que, assim que a paciente deu entrada na maternidade, recebeu todos os cuidados necessários da equipe médica. “O tempo de espera deveu-se a uma especial adequação de um leito de UTI neonatal, já que a mesma necessitava de isolamento e cuidados especiais. Segundo a direção da maternidade, não houve negligência médica”, diz o texto.
Bebê de 2 meses foi transferida por equipe do Samu (Foto: Sérgio Pinheiro/Noticiário Araraquara) 
Bebê de 2 meses foi transferida por equipe do
Samu (Foto: Sérgio Pinheiro/Noticiário Araraquara)

Demora
A mãe contou que levou a filha à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por volta das 12h. Lá, foi informada que precisaria ir até a Santa Casa de Misericórdia fazer um raio-x, já que o equipamento da UPA não estava funcionando. Procurada pelo G1 sobre o problema, a prefeitura não respondeu esse questionamento.

Segundo Priscila, a ambulância que acompanharia a família até o hospital demorou 3 horas. “Eles disseram que a gente não podia ir de carro porque o hospital não iria aceitar, que tinha que ir como internação”, relatou.

A prefeitura informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza prioritariamente atendimento a casos de urgência e emergência, e, transferências inter-hospitalares, são feitas imediatamente quando uma ambulância finaliza um atendimento, fato que ocorreu com a paciente, sendo feita a transferência da Santa Casa para a Maternidade Gota de Leite.

Dificuldades para respirar
De acordo com a mãe, a filha chegou à Santa Casa com dificuldade para respirar. O hospital realizou todo atendimento necessário, mas ela precisou esperar uma vaga na UTI Neonatal da Gota por mais de 5 horas. Durante esse período, a criança contraiu uma infecção no pulmão, que causou inchaço e marcas roxas pelo corpo. Indignada com a demora, a mãe acionou a Polícia Militar e veículos de imprensa para tentar alguma solução.

“De repente, quando eles chegaram na unidade e o porteiro avisou para o pessoal lá dentro, cinco minutos depois apareceu uma vaga na Gota de Leite. Com certeza foi negligência, ficou muito conflitante”, afirmou Priscila.

Solicitação de vaga
A Santa Casa de Araraquara informou que acolheu, tratou e solicitou vaga de UTI Neonatal à Gota de Leite. Em nota, assessoria de imprensa do hospital informou que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), sistema online gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, solicitou vaga à Santa Casa de Araraquara para a paciente às 12h54 da terça-feira. A Santa Casa aceitou a paciente às 13h15, ou seja, 21 minutos depois.

A UPA solicitou uma vaga de hotelaria (enfermaria), até porque a Santa Casa não tem UTI Neonatal, serviço disponibilizado pela Gota de Leite. “Não é possível afirmar, mas é provável que se o equipamento de raio-X da UPA estivesse funcionando, a leitura do exame levaria o médico da UPA a solicitar diretamente uma vaga de UTI Neonatal à Gota de Leite, em vez de uma vaga de hotelaria (enfermaria) na Santa Casa”, diz o texto.

Segundo a assessoria, o Samu conduziu a paciente da UPA para o hospital às 14h13, horário da entrada na Santa Casa, quase uma hora depois da aceitação. Até as 17h30, horário em que, a pedido da pediatra da Santa Casa, o hospital pede vaga de UTI Neonatal à Gota de Leite, a paciente foi submetida a exames laboratoriais e de imagem, e o tratamento teve início com administração de antibiótico e hidratação. “Só às 21h30 a Gota de Leite sinalizou que havia uma vaga na UTI Neonatal para receber a paciente", diz a nota.
*Sob a supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara

Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/10/bebe-morre-apos-esperar-mais-de-5h-para-conseguir-vaga-em-uti-neonatal.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário