29/10/2016 11h30
- Atualizado em
29/10/2016 11h46
Maré alta volta a causar ressaca e prejuízos em SC neste sábado
Maré alta atingiu moradores de ao menos quatro regiões de SC.
Duas famílias ficaram desalojadas no Norte; danos ocorreram em orlas.
Em Barra Velha, ressaca destruiu posto de guarda vidas (Foto: Bombeiros Voluntários de Barra Velha/Divulgação)
A maré alta causou estragos em cidades do Litoral Norte, do Sul e do Norte de Santa Catarina, além da Grande Florianópolis na madrugada deste sábado (29). Os casos mais graves foram de duas famílias desalojadas, decks e postos de guarda-vidas destruídos pela máre, no Norte do estado. Segundo a Defesa Civil, nos demais pontos, houve alagamento de ruas e residências.Ainda de acordo com a Defesa Civil, a ondas devem perder intensidade ao longo do dia, mas inundações costeiras podem ocorrer neste sábado na Grande Florinópolis e no Litoral Norte.
No Litoral Norte, tiveram prejuízos Barra Velha, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Em Barra Velha, segundo os bombeiros, a areia invadiu imóveis na orla e danificou o asfalto e o calçamento, além de destruir postos de guarda-vidas. Ao menos 100 imóveis, entre lojas e casas foram atingidos pela maré entre 2h e 5h deste sábado.
Ruas ficaram alagadas em Barra Velha (Foto: Bombeiros Voluntários de Barra Velha/Divulgação)
Casas invadidas
Dois postos de salva-vidas foram destruídos pela maré em Balneário Barra do Sul, conforme os bombeiros voluntários. Casas também foram atingidas pela água no Centro e no bairro Boca da Barra. Os moradores foram orientados pelos bombeiros a deixarem o local, mas preferiram permanecer nas residências. Conforme os bombeiros, o pico da maré foi entre as 2h e as 4h deste sábado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Barra Velha, no Litoral Norte, ao menos cinco bairros tiveram prejuízos causados pela maré alta na noite de sexta em São Francisco do Sul. Cerca de 50 ligações comunicando danos e pedindo auxílio foram atendidas pelos militares até a manhã deste sábado.
Até a publicação desta notícia, a guarnição não tinha informações sobre o número de casas atingidas. No bairro Ubatuba, uma idosa precisou ser retirada da residência devido à invasão da água. Em Navegantes, conforme a Defesa Civil, a maré destruiu a orla, danificando decks e caçadas. Um parque infantil também foi atingido pela água, além de uma cancha de bocha.
Em Itapoá, mar avançou sobre posto de guarda-vidas (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
No Norte catarinese, em Itapoá, duas famílias ficaram desalojadas no Balneário Paese. Uma casa tem risco de desabar, decks foram destruídos. Seis postos de guarda vidas ficaram danificados e um foi destruído. Ruas de ao menos cinco bairros foram alagadas.
No Sul, os municípios de Balneário Arroio do Silva e Passo de Torres também tiveram prejuízos com a maré alta que causou ressaca durante a madrugada, segundo a Defesa Civil
Em Balneário Arroio do Silva, várias casas foram invadidas pela água, muros de residências também foram derrubados, além dos alagamentos de ruas. Em Passo de Torres, as ruas também foram alagadas e as casas invadidas pela maré.
Além disso, conforme a Defesa Civil, na Grande Florianópolis, tiveram ruas alagadas os municípios de Tijucas, Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça, Paulo Lopes e Florianópolis. O mesmo ocorreu em Garopaba, no Sul catarinense.
Nenhum comentário :
Postar um comentário