segunda-feira, 10 de agosto de 2015

10/8/2015 às 00h30

Avó recebe implante inovador no olho e volta a enxergar: “finalmente consigo ver minha neta”

Ela possuía degeneração na macula, parte da retina, e os médicos diziam que não havia cura
 
Irene pagou caro, mas está feliz por conseguir ver o rosto da única neta, Holly, novamente Reprodução/DailyMail
 
Há quatro anos, Irene da Silva recebeu a notícia de que talvez nunca mais fosse ver o rosto da neta. De acordo com informações do site DailyMail, os médicos disseram à senhora de 81 anos que não havia cura para a sua doença visual, a degeneração na macula.
Porém, em maio deste ano, ela foi uma das primeiras pessoas no mundo a receber um implante nos olhos, que foi inspirado no telescópio espacial Hubble. Em pouco tempo, ela tinha a visão de volta.
— Quando meu marido tirou o tampão do meu olho, eu simplesmente não conseguia acreditar no que eu estava vendo, até mesmo de longe! Os detalhes das árvores fora do hospital, o rosto das pessoas. Me senti como se tivesse minha vida de volta.
Irene ficou muito feliz, porque o implante veio próximo ao mês de julho, que é quando a neta Holly, de 19 anos, vai passar férias na casa dos avós.
— Isso veio em ótima hora, porque pude passar as férias com a Holly e eu conseguia ver o rosto da minha neta. É a época do ano que eu mais espero, e esse ano foi ainda mais especial.
A razão de a degeneração na macula acontecer ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que a genética e a idade têm papel importante. A maior parte dos pacientes com esse diagnóstico dente que a visão fica muito embaçada em pontos específicos do olho.
Bobby Qureshi, cirurgião do Hospital London Eye, Em Londres, na Inglaterra, que participou da criação do implante, explica que o procedimento é feito à laser.
— Não há necessidade de pontos, nem de cirurgias agressivas. Ela saiu do hospital meia hora após o final do procedimento.
O especialista ressalta que a cirurgia não é uma cura, já que não vai parar a degeneração.
— Sabemos que não vai curar, mas se melhorar em pelo menos 70% a visão do paciente, já é uma evolução sensacional.
Por ser revolucionário e efetivo, o procedimento tem custo de aproximadamente R$ 33 mil, conta Irene.
— Eu sei que é caro, mas entre escolher ter o dinheiro guardado no banco e não poder ver as pessoas, principalmente a minha neta, não tem nem o que pensar. Estou extremamente feliz com o resultado.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/avo-recebe-implante-inovador-no-olho-e-volta-a-enxergar-finalmente-consigo-ver-minha-neta-10082015

Nenhum comentário :

Postar um comentário