segunda-feira, 26 de outubro de 2015

26/10/2015 às 10h27

Linguiça, bacon e presunto são cancerígenos, diz OMS

James Gallagher
Editor de Saúde da BBC News

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o consumo de carne processada - como bacon, salsichas e presunto - causa câncer.
Segundo o documento, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.
De forma mais branda, pela falta de provas mais contundentes, a organização também reforçou o alerta em relação à carne vermelha, dizendo que ela seria "provavelmente cancerígena".
De acordo a correspondente da BBC em Genebra, Imogene Foulkes, no caso da carne vermelha o "quadro não é tão claro".
"O estudo mostra provas limitadas de que comer carne bovina, carne de porco ou cordeiro pode causar câncer, mas outras explicações não podem ser descartadas", afirmou.
A correspondente da BBC afirmou ainda que a OMS destaca que o consumo baixo de carne traz benefícios à saúde, mas os consumidores precisam saber que também existem riscos e comer carne com moderação.
A carne vermelha é uma grande fonte de ferro, zinco e vitamina B12.
Aditivos
Carne processada é a carne que foi modificada para aumentar seu prazo de validade ou manipular o gosto. São as carnes defumadas, curadas ou que receber aditivos como sal ou conservantes.
São estes aditivos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer.
None
A OMS chegou a essas conclusões após aconselhamento de sua Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, que avalia os melhores dados científicos disponíveis.
Com isso, a carne processada passa a estar na mesma categoria que plutônio e bebidas alcoólicas, substâncias que comprovadamente causam câncer.
No entanto, isso não significa que consumir bacon, por exemplo, seja tão ruim quanto fumar.
"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal (no intestino) por causa do consumo de carne processada continua pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida", disse Kurt Straif, da OMS.
Para o professor da Universidade de Oxford Tim Key, que também é membro da organização beneficente britânica voltada para pesquisa do câncer Cancer Research UK, é uma questão de moderação.
"Esta decisão não significa que você precisa parar de comer qualquer tipo de carne vermelha ou processada, mas se você come muito, há boas razões para pensar em diminuir. Comer bacon de vez em quando não vai causar muito dano - uma dieta saudável é baseada na moderação", afirmou.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/linguica-bacon-e-presunto-sao-cancerigenos-diz-oms-26102015

26/10/2015 às 11:48 – 2.379 visualizações

OMS afirma que bacon, salsicha, presunto e similares definitivamente causam câncer

Carnes não processadas também receberam alerta de risco.
 
Em um novo documento (veja aqui, em inglês) publicado nesta segunda-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que carnes processadas causam câncer. A ligação entre esse tipo de produto e o câncer foi maior nos casos de câncer de intestino, mas observou-se também ligação com câncer de pâncreas e de próstata.
Um grupo de trabalho com 22 especialistas, vindos de 10 países, fez as conclusões para a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC – sigla em inglês), sediada na França. A IARC é ligada à OMS que, por sua vez, é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a saúde.
O grupo de cientistas considerou mais de 800 estudos que observaram populações de todo o mundo por mais de 20 anos. Eles concluíram que a carne vermelha é provavelmente cancerígena para seres humanos e, por isso, a colocaram no Grupo 2A. Por enquanto, os pesquisadores da OMS consideraram não ter dados irrefutáveis de que a carne vermelha causa câncer, embora ela provavelmente cause. Como cada vez mais estudos surgem condenando a ingestão desse produto, é provável que em um futuro próximo a carne vermelha também seja declarada como definitivamente cancerígena para os seres humanos.
Já a carne vermelha processada foi citada pela OMS como cancerígena para seres humanos e foi colocada no Grupo 1 na escala de risco. Só para se ter uma ideia do perigo de consumir bacon, presunto, peito de peru, salsicha, salame e outros produtos similares, o Grupo 1 é onde estão classificados o tabaco, o amianto e a fumaça de diesel.
Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), basta 50 gramas de carne processada por dia para que as chances de desenvolver câncer de intestino aumentem em 18%. Isso corresponde a duas fatias finas de bacon ou de presunto, por exemplo. O risco aumenta conforme o consumo desses produtos também aumenta.
Vale lembrar que os cientistas não consideraram apenas a carne bovina como vermelha. Estão na lista: carne de boi, de porco, de vitela, de carneiro, de cabra e de cavalo. Embora não seja comum no Brasil, alguns países consomem carne de cavalo e grande parte deles são abatidos no Brasil e exportados.
Para os cientistas, as carnes processadas de frango ou de outras aves como peru oferecem o mesmo risco das carnes de boi ou porco processadas. Portanto, produtos considerados mais saudáveis como peito de peru, salsicha de frango e similares são igualmente um risco para a saúde.
Fonte: https://vista-se.com.br/oms-afirma-que-bacon-salsicha-presunto-e-similares-definitivamente-causam-cancer/

Organização Mundial da Saúde coloca carne processada na lista de alimentos que causam câncer

Um comentário :

  1. Olá pode me dizer o nome dessas linguiças vermelhas e grossas parecendo ser feita com massa de mortadela (foto acima pendurado em penca), bem como os ingredientes contidos e como fazer.

    ResponderExcluir