terça-feira, 27 de outubro de 2015

27/10/2015 às 11h48

Embargo a Cuba faz crianças correrem risco de morte por falta de medicamentos contra o câncer

Estados Unidos são os únicos fornecedores de determinados medicamentos
 
Embargo faz com que governo de Cuba seja forçado a adquirir produtos e materiais em mercados distantes, o que encarece seu preço Reuters
 
O embargo norte-americano à ilha de Cuba é de interesse de todos os cidadãos do país caribenho, que há 53 anos não tem relações comerciais com os norte-americanos. No entanto, para as crianças com câncer que residem na terra de Raul Castro, a votação do fim da medida nos EUA nesta terça-feira (27) vai significar maiores chances de sobrevivência, segundo informações da agência AFP.
Por conta do embargo, o governo de Cuba é forçado a adquirir produtos e materiais em mercados distantes, o que encarece seu preço. Em alguns casos, como no dos remédios e de novas tecnologias, os Estados Unidos são os únicos possíveis fornecedores.

65% dos remédios utilizados na ilha são produzidos em Cuba. Os outros 35%, destinados, em sua maioria, para o tratamento de doenças como o câncer, AIDS, e diabetes, são importados. Com isso, alguns medicamentos são escassos no país, e sua falta prejudica a recuperação dos pacientes.
Em Cuba, país onde a medicina é gratuita para toda a população, estimada em cerca de 11 milhões de habitantes. Cerca de 300 crianças recebem tratamento contra o câncer anualmente nos seis centros especializados existentes na ilha.
Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/embargo-a-cuba-faz-criancas-correrem-risco-de-morte-por-falta-de-medicamentos-contra-o-cancer-27102015 

Nenhum comentário :

Postar um comentário