terça-feira, 27 de outubro de 2015


27/10/2015 10h42 - Atualizado em 27/10/2015 12h01

Onde você passa o perfume? Especialistas dão dicas no Bem Estar

O Brasil é o maior consumidor de perfumes do mundo.
Na hora de usar é preciso bom senso.

Perfume: você gosta de usá-lo? sabe a quantidade correta que deve ser usada? Não? Vão aí dicas importantes. Para os que têm alergia, saibam que vocês podem mandar manipular seus perfumes. Estes são feitos com Essências Hipoalergênicas e, mais com as da sua preferência. Existem Essências Adocicadas, Cítricas, Florais, Amadeiradas e Especiarias (Canela, Cravo, Pimenta Preta, Pimenta Rosa (a que eu particularmente amo), Noz Moscada). A mistura delas pode gerar um perfume maravilhoso, marcante e muito elegante. Elas agradam a todos e é bom que deixem seu rastro por onde as pessoas passarem por apenas alguns segundos, mais do que isso não é legal. Significa que está forte demais ou a pessoa tomou um banho de perfume antes de sair de casa. Marcando o perfume, mais do que a presença da pessoa no local por onde ela passou. Imagina você ser lembrado(a) pelos colegas de trabalho ou amigos como a pessoa do perfume forte que proporcionou a eles dor de cabeça e enjoo. Acho que ninguém quer passar por isso. Então, menos é mais. Outra dica é não usar sempre o mesmo perfume, procure variar, pois o cérebro neutraliza o seu próprio perfume. A pessoa já não consegue mais sentir o perfume como antes, até estranha o aroma. #ficaadica
O brasileiro adora ficar perfumado e cheiroso, mas será que todo mundo sabe a quantidade ideal do perfume? Onde aplicar o perfume? Quem tem alergia faz o quê? A dermatologista e consultora Márcia Purceli e o alergista José Carlos Perini falaram sobre perfumes no Bem Estar desta terça-feira (27).
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil é o maior consumidor de perfumes do mundo. Só em 2014, esse mercado movimentou R$ 17,1 bilhões. E existem perfumes para todas as ocasiões: para trabalhar, para sair no fim de semana, para um encontro com aquela pessoa especial, almoço da família...
Ao mesmo tempo em que muita gente gosta de se perfumar, outras têm pavor do cheiro. Isso porque algumas pessoas têm alergia à fragrância – só de sentir o cheiro podem desenvolver algum sintoma alérgico. Também existe a alergia ao perfume – quem tem reação na pele ao entrar em contato com o produto – e irritação – quem não é alérgico, mas sensível à fragrância.
Crises de rinite podem ser desencadeadas por perfumes, mas isso não quer dizer que sejam alérgicos ao produto. O odor que irrita o nariz e causa os espirros, coriza, obstrução nasal. Os perfumes também podem causar a dermatite de contato, com coceira, eczema na pele, que acaba lesionando uma área. Ocorre no local onde o perfume é aplicado.
E a dor de cabeça? É culpa do perfume? Os especialistas explicam que o perfume pode estimular as vias sensoriais e causar efeitos sobre o sistema neurológico, levando a alterações de vasos sanguíneos, que se dilatam e causam a dor de cabeça. Pessoas com enxaqueca ou cefaleias vasculares são mais sensíveis aos perfumes.
Dicas
Usar perfume exige bom senso. Veja as dicas do Bem Estar:
- Não coloque perfume se você vai tomar sol;
- Use perfume de forma discreta;
- Escolha o perfume de acordo com o local, horário e clima;
- Use perfumes de marcas tradicionais, de qualidade reconhecida;
- Nunca dê banho de perfume na criança. Passe um pouco e veja se ela apresenta reação como coceira, vermelhidão, irritação.
Onde passar o perfume?
Onde você costuma borrifar o perfume? Os melhores lugares são a nuca, punhos, atrás da orelha ou até do joelho. A escolha do pescoço, por exemplo, é porque é uma área que quando você encontra alguém é fácil de sentir o cheiro, não incomoda quem está com o perfume e é fácil de exalar.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/10/onde-voce-passa-o-perfume-especialistas-dao-dicas-no-bem-estar.html 

Nenhum comentário :

Postar um comentário