Hidroginástica para todos!
A hidroginástica é para idosos e mulheres grávidas. Essa afirmação, além de cheia de preconceito, está incorreta por vários motivos.
Em primeiro lugar, o que é hidroginástica? É um conjunto de exercícios aeróbicos feitos dentro de uma piscina, com auxílio de pesos, boias, faixas elásticas, etc. Por ser feita dentro da água (geralmente aquecida), a atividade apresenta menos impacto em ossos, músculos e articulações.
Por isso, sim, é indicada para pessoas idosas ou com limitação de movimentos, como as gestantes. Então, por estar associada a esse público, a hidroginástica acaba sendo ignorada como uma opção excelente para pessoas que não estão incluídas nesses dois grupos.
Você sabia?
- Uma aula de 60 minutos de hidroginástica pode queimar 400 calorias, em média.
- Os exercícios melhoram a capacidade cardiorrespiratória, aumentam a resistência física e a força muscular.
- Glúteos, pernas, braços, abdômen e costas são os mais beneficiados.
- Por ser feita dentro da água, a atividade não é acompanhada de suor excessivo, calor e exaustão.
- A resistência da água sobre o corpo ajuda a combater o stress, pois funciona como uma massagem enquanto você se exercita.
- O impacto é bastante diminuído pela água, que fica no nível do ombro. Isso diminui a chance de contraturas, câimbras e lesões articulares.
- Coma algo bem leve antes da aula, como uma barra de cereais. Não pesa no estômago e dá energia necessária para a aula.
- É normal sentir fome após a atividade, por ser feita em piscina. Então pode deixar algo para beliscar depois da atividade também, como castanhas ou um iogurte.
- O ideal são 3 aulas de 45 minutos por semana, para que os resultados sejam efetivos.
- Não se engane. Apesar de estar dentro da água, você está perdendo líquidos na atividade. Deixe uma garrafa de água próxima para manter o corpo hidratado.
As academias que oferecem hidroginástica pedem um atestado médico para comprovar que você não tem doenças dermatológicas contagiosas.
Fonte: http://malharbem.com.br/hidroginastica-para-todos/
Nenhum comentário :
Postar um comentário