21/10/2016 20h56
- Atualizado em
21/10/2016 20h57
Zona rural de Cerqueira César sofre após temporal: 'Prejuízo', diz produtor
Casa da Agricultura soma números superiores este ano comparado a 2015.
'Chuva lavou todos os nutrientes que tem na terra', completa agricultor.
O prejuízo na zona rural de Cerqueira César (SP) após temporal na quinta-feira (20) foi “democrático”: pequenos e grandes produtores sofreram. O agricultor Diego Devecchi, por exemplo, diz que a safra deste ano foi praticamente perdida. “Essa grande quantidade de chuva lavou todos os nutrientes que tem na terra. As erosões, estourou nosso açude, estragou nosso motor de irrigação. O prejuízo é grande.” Devecchi filmou a enxurrada que se formou na plantação dele; as curvas de nível não foram suficientes pra conter toda a água.
Agricultor filmou enxurrada no meio da
plantação (Foto: Reprodução/ TV TEM)
De acordo com a Casa de Agricultura do município, na quinta-feira foram
registrados 30 milímetros de chuva. Nos 21 dias deste mês, o órgão soma
119 milímetros contra 104 registrados em outubro de 2015.Nem sempre a enxurrada é responsável por estragar a plantação. Mas a força da água acaba levando todos os nutrientes que ficam sobre o solo e são responsáveis pelo crescimento das plantas, ressalta Devecchi. O fato pode atrapalhar o desenvolvimento da lavoura e causar quebra na produção.
Outro agricultor prejudicado é o produtor de leite Adilson Carlos Silvestre. Este ano ele plantou milho para alimentar os animais e economizar. Porém, a chuva de quinta-feira praticamente limpou a área plantada.
Agora, vai ter que redobrar os gastos para não deixar de alimentar o gado. “Foi mais ou menos 1h30 a 2h de chuva. Eu estava tirando leite quando veio essa chuva feia com vento e trovão. A gente trabalha, todo dia na labuta, e agora tem essa perda grande”, afirma.
Diego Devecchi (esq.) e Adilson Silvestre (dir.) somam prejuízos (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Nenhum comentário :
Postar um comentário