quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Edição do dia 06/10/2016
06/10/2016 10h48 - Atualizado em 06/10/2016 13h34

Cólica no bebê: não há uma lista fixa de alimentos que a mãe deve evitar

Brócolis, leite, chocolate e grãos geralmente são evitados.
Na verdade, não há uma lista universal, cada mãe tem que descobrir a sua.

Do G1, em São Paulo

O Bem Estar desta quinta-feira (06) fala sobre uma dorzinha chata, que afeta muita gente: a cólica. Você sabe por que elas acontecem? Tem como evitar? As mais comuns são a menstrual, a dos bebês e as provocadas por gases e problemas renais.
 
A dor da endometriose. Muitas mulheres levam anos para obter o diagnóstico, como a Daniela, que demorou 20 anos e achava que nunca conseguiria engravidar. Doutor José Bento explica os tratamentos da doença cada vez mais comum nas mulheres modernas.

Como ocorre a cólica menstrual?
Durante a menstruação, a protaglandina é produzida para estimular a contração do útero e fazer com que a mulher pare de sangrar. É um mecanismo de defesa natural para não sangrar muito, mas às vezes, essa substância é produzida em grande quantidade e a mulher sente mais cólica. Isso ocorre com mais frequência na adolescência.

Cólica em bebês
Dra. Ana Escobar explica que a cólica dos bebês ocorre por causa da irregularidade dos movimentos peristálticos, que ainda são imaturos e vão para todos os lados, juntando com os gases, aparece a cólica.

Não se sabe porque os movimentos peristálticos são irregulares, mas há uma pré-disposição genética.

As dores podem começar a partir dos 15 dias de vida e após os três meses, os movimentos ficam regulares e as cólicas cessam.

É possível evitar?
Não há muito o que fazer, principalmente se o bebê tiver pré-disposição. Os gases ajudam a intensificar a cólica, por isso, quando entra ar junto com a mamada (tanto no peito, quanto na mamadeira) o quadro pode piorar. A dica é a posição na hora de mamar para que se evite a entrada de ar.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/10/colica-no-bebe-nao-ha-uma-lista-fixa-de-alimentos-que-mae-deve-evitar.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário