EUA acreditam que Estado Islâmico usará armas químicas em Mosul
Especialistas americanos estão analisando fragmentos de bombas usadas pelo grupo radical
Membro do exército do Estado islâmico exibe bandeira do grupo nas ruas de Mosul
Reuters
Forças norte-americanas começaram a coletar regularmente fragmentos de cápsulas para testar possíveis agentes químicos, dado o uso de agente mostarda pelo Estado Islâmico nos meses anteriores à ofensiva em Mosul, iniciada na segunda-feira (17), disse uma autoridade.
Em um incidente até há pouco confidencial, forças norte-americanas confirmaram a presença de agente mostarda de enxofre em fragmentos de munição do Estado Islâmico em 5 de outubro, disse uma segunda autoridade. O Estado Islâmico tinha como alvo forças locais, e não tropas norte-americanas ou da coalizão.
"Dado o comportamento censurável do Estado Islâmico e claro desprezo pelos padrões e normais internacionais, este evento não é surpreendente", disse a segunda autoridade à Reuters, falando sob condição de anonimato.
Autoridades norte-americanas não acreditam que o Estado Islâmico tenha obtido sucesso até o momento no desenvolvimento de armas químicas com efeitos letais, o que significa que armas convencionais ainda são as ameaças mais perigosas para forças curdas e iraquianas, que seguem avançando.
Nenhum comentário :
Postar um comentário