quinta-feira, 1 de outubro de 2015

1/10/2015 às 00h40 (Atualizado em 1/10/2015 às 10h43)

Mulheres com mais de 40 anos poderão fazer mamografia gratuitamente em parque de SP

Ação, em comemoração ao Outubro Rosa, acontece entre 2 e 12 de outubro no Ibirapuera

Do R7
Mulheres de mais de 40 anos poderão fazer mamografia gratuitamente ThinkStock
 
No mês mundial de  combate à mortalidade por câncer de mama, o Instituto Avon promove entre esta sexta-feira (2) e 12 de outubro um evento gratuito que contará com a carreta do Hospital de Câncer de Barretos, na qual mulheres de mais de 40 anos poderão realizar mamografias gratuitamente.
No dia 12 de outubro, a programação será encerrada com uma caminhada de 3 km em torno do parque. As primeiras 3.000 pessoas a chegarem ao ponto de encontro, em frente à Assembleia Legislativa, às 7h, ganharão uma camiseta rosa da campanha Avon Contra o Câncer de Mama e água. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.
Durante os finais de semana, um médico estará no local para tirar dúvidas sobre a doença.
Além da carreta, haverá no local uma roda gigante rosa. Para entrar no brinquedo, basta receber informações sobre câncer de mama, autoconhecimento e exames preventivos, que serão transmitidas por meio de um vídeo exibido em uma tenda.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), para o ano de 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia.
A mastologista Rita Dardes, consultora médica do Instituto Avon, alerta para a importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames dentro do período anual recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, para que a doença seja detectada em estágio inicial.
— Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda perdem suas vidas devido à detecção tardia da doença e início tardio do tratamento. A boa notícia é que cerca de 30% dessas perdas podem ser evitadas por meio de rastreamento mamográfico, ou seja, realizando a mamografia periodicamente, mesmo em mulheres que não aparentam nenhum sintoma da doença.
Serviço
Giro Pela Vida
Local: Parque Ibirapuera (próximo ao portão 10)
Data: 2 a 12 de Outubro
Horário: das 10h às 21h
Mamografias
Horário: das 10h às 18h
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/mulheres-com-mais-de-40-anos-poderao-fazer-mamografia-gratuitamente-em-parque-de-sp-01102015

21/10/2015 às 10h40 (Atualizado em 21/10/2015 às 10h40)

EUA recomendam mamografia anual a partir dos 45 anos

Orientação anterior apontava a idade de 40 anos como adequada para iniciar exames

A Sociedade Americana de Câncer anunciou novas recomendações para a realização de mamografias para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com as diretrizes, as mulheres agora devem passar por mamografias anuais a partir dos 45 anos, em vez de iniciar os exames aos 40, como era indicado anteriormente.
Além de recomendar "fortemente" que mulheres com idade entre 45 e 54 anos façam o exame anualmente, a organização propõe que mulheres com mais de 55 anos façam a mamografia a cada dois anos mas que fiquem livres para realizá-las anualmente, assim como as mulheres entre 40 e 44 anos.

De acordo com o anúncio, as modificações nas recomendações refletem evidências cada vez maiores de que a mamografia tem limitações, é menos útil em mulheres mais jovens e tem sérias consequências, como resultado falso positivo — com a detecção de tumores que seriam inofensivos e levam a exames adicionais, como biópsias. A mudança de diretriz foi publicada ontem na revista científica Journal of the American Medical Association.
No Brasil, há duas diretrizes para a realização dos exames diagnósticos de câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia seja feita anualmente dos 40 até os 70 anos de idade. Já o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda o exame dos 50 aos 70 anos, com intervalos de até dois anos.

Segundo o diretor do Departamento de Mastologia do Hospital A.C. Camargo, José Luiz Barbosa Bevilacqua, embora a literatura científica considere que o maior impacto do câncer de mama sobre as mulheres se dê a partir dos 50 anos de idade, não tão é incomum detectar tumores em pacientes na faixa dos 40 anos.
"A mulheres mais jovens têm as mamas mais densas, o que reduz a sensibilidade da mamografia — e essa foi a alegação feita para justificar a nova recomendação. Mas essa decisão certamente fará com que se deixe de detectar o câncer em uma parte da população na faixa dos 40 anos", disse ele.

Uma pesquisa inédita do A.C. Camargo, divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo na segunda-feira (19) constatou ainda que 34 8% das mulheres com até 39 anos receberam o diagnóstico nos estágios 3 e 4, níveis mais avançados da doença.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/eua-recomendam-mamografia-anual-a-partir-dos-45-anos-21102015

26/10/2015 às 13h26

Mulheres poderão fazer mamografia gratuita no Itaquerão (SP) nesta semana

Governo oferece 700 exames; é necessário se inscrever em site antes de ir ao local
 
As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em ginecologia e mastologia José Luís da Conceição/ GESP
Mulheres interessadas em fazer mamografia gratuita poderão ser atendidas na carreta-itinerante do programa do Estado de São Paulo "Mulheres de Peito", entre esta segunda-feira (26) e sexta-feira (30), na Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Serão oferecidas 700 mamografias durante o período. A carreta estará instalada no estacionamento do estádio, com acesso pelos portões J e K, do setor leste.
De acordo com o Governo do Estado, a unidade móvel da funcionará das 8h às 20h e realizará exames para mulheres que se inscreveram previamente por meio do site da campanha, sem necessidade que elas levem o pedido médico. O sábado (31) será reservado para devolutivas às pacientes, com orientações e complementos conforme indicação da equipe médica presente.
As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em ginecologia e mastologia, que farão triagens e encaminhamentos para realização de mamografia na própria carreta, se constatada a necessidade do exame. Já estão definidas, para atendimento prioritário, 257 mulheres consideradas em grupo de risco, ou seja, aquelas que identificaram alterações na mama e possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário.
A ação integra a campanha Corinthians é Preto e Branco, Outubro Rosa promovida pelo clube para incentivar a prevenção da doença.
Mamografia sem pedido de exame
Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fazem aniversário em ​outubro e nasceram em ano ímpar podem fazer mamografia gratuitamente sem precisar ter em mãos pedido médico no Estado de São Paulo. Há apenas a necessidade de agendar o exame por meio de um callcenter (0800-779-0000) da Secretaria de Estado da Saúde.
Quem ligar e se enquadra no perfil do programa, o agendamento da mamografia será realizado no local mais próximo da residência da paciente, de acordo com a secretaria de saúde.
No próximo mês será a vez das aniversariantes d​e novembro​, nascidas em ano ímpar, agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico, e assim, por diante. Mas caso a mulher tenha nascido em ano par e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/mulheres-poderao-fazer-mamografia-gratuita-no-itaquerao-sp-nesta-semana-26102015

Nenhum comentário :

Postar um comentário