quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Taxista é executado na Capelinha do São Caetano, em Salvador
De acordo testemunhas, Jeferson teria chegado no bairro sem passageiro
De acordo testemunhas, Jeferson teria chegado no bairro sem passageiro. O taxista foi atingido por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local. Ainda não há detalhes sobre a autoria e a motivação do crime. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
Conforme boletim da SSP (Secretaria de Segurança Pública), na noite desta quarta-feira (19), foram registrados cinco homicídios. Além da Capelinha, os crimes ocorreram nos bairros de Massaranduba, Pernambués, Fazenda Grande III e IV.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/taxista-e-executado-na-capelinha-do-sao-caetano-em-salvador-19102017
Homem é preso após decepar dedos da mão da companheira na Bahia
José Cleilson ainda arrancou parte do couro cabeludo e esfaquear as costas da companheira
19/10/2017 - 11h58 (Atualizado em 19/10/2017 - 18h02)
O suspeito ficará custodiado à disposição da Justiça
Divulgação/Polícia Civil
Um homem identificado como José Cleilson dos Santos foi preso em
flagrante na terça-feira (17), por policiais da Deam/Paulo Afonso
(Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), após decepar quatro dedos
da mão esquerda, arrancar parte do couro cabeludo e esfaquear as costas
da companheira.
De acordo com a polícia, durante o depoimento, José Cleilson confessou o
crime e disse que agiu dessa forma porque encontrou a Maria Lúcia com
um short curto na porta da casa onde moram. A vítima está internada no
HNAS (Hospital Nair Alves de Souza) (HNAS), em Paulo Afonso.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito já havia sido preso em maio
deste ano, por manter a companheira e os filhos em cárcere privado, mas
saiu após cumprir alguns meses. José Cleison ficará custodiado à
disposição da Justiça.
Adolescentes do Case Salvador vão receber atendimentos oftalmológicos gratuitos
Interessados deverão efetuar o agendamento prévio que já está sendo realizado na enfermaria
A Case Salvador foi fundada em 1978 como o Centro de Recepção e Triagem da Bahia (CRT), destinado ao atendimento de crianças e adolescentes carentes, abandonados ou em ‘erro social’ que eram acolhidos pela antiga FAMEB (Fundação de Assistência ao Menor do Estado da Bahia). Com a promulgação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990, e a transformação da FAMEB em Fundação da Criança e do Adolescente, em 1991, o CRT passou a ser Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), para o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e internação provisória.
Doação para o Lar Pérolas de Cristo
O Dia das Crianças não passará despercebido para as crianças e adolescentes do Lar Pérolas de Cristo. O INTS realizará uma série de atividades no dia 20, às 14h, na organização. Na ocasião, o instituto promoverá alegria e diversão oferecendo a apresentação da banda “Opaxorô”, dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e também saúde e bem-estar através do projeto + Alegria, com limpeza dentária, doação de kit's odontológicos e teatro com fantoches, no sentido de ensinar de forma lúdica, a escovar e cuidar dos dentes.
Data: 19 de outubro
Hora: 07h às 17h
Local: CASE-Salvador - Avenida Guanabara nº. 70 - Bairro Tancredo Neves/Beiru,
*Ação realizada apenas para os adolescentes do CASE-Salvador
Campanha Arrecadação Dia das Crianças
Data: 20 de outubro de 2017
Hora: 14h
Local: Lar Pérola de Cristo – Tubarão
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/adolescentes-do-case-salvador-vao-receber-atendimentos-oftalmologicos-gratuitos-18102017
18/10/2017 às 13h20
Justiça mantém decisão que negou pedido de suspensão da travessia Salvador - Mar Grande; veja
A Justiça manteve a decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador que negou pedido de suspensão da travessia marítima entre Salvador e Mar Grande, após o acidente que deixou 19 pessoas mortas no dia 24 de agosto.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/justica-mantem-decisao-que-negou-pedido-de-suspensao-da-travessia-salvador-mar-grande-veja-18102017
Dois suspeitos morrem durante confronto com a polícia no bairro de São Cristóvão, em Salvador
Dupla chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos
Material apreendido com os suspeitos, segundo a SSP
Divulgação/SSP
Dois suspeitos morreram depois que entraram em confronto com a polícia
na noite de terça-feira (17), na localidade da "Favelinha", no bairro de
São Cristóvão, em Salvador.
Segundo a polícia, após o tiroteio, foram apreendidos uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições, além de 115 trouxinhas de maconha.
De acordo com a SSP (Segurança Pública da Bahia), um dos homens foi identificado como Wevelly dos Santos Nascimento, de 18 anos, também conhecido como "Rominho". Já o outro, até o fechamento da matéria, não havia sido identificado.
Ainda de acordo com a SSP, equipes da Rondesp/Atlântico (Rondas Especiais) chegaram a socorrer os dois para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, mas já chegaram sem vida.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/dois-suspeitos-morrem-durante-confronto-com-a-policia-no-bairro-de-sao-cristovao-em-salvador-18102017
Segundo a polícia, após o tiroteio, foram apreendidos uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições, além de 115 trouxinhas de maconha.
De acordo com a SSP (Segurança Pública da Bahia), um dos homens foi identificado como Wevelly dos Santos Nascimento, de 18 anos, também conhecido como "Rominho". Já o outro, até o fechamento da matéria, não havia sido identificado.
Ainda de acordo com a SSP, equipes da Rondesp/Atlântico (Rondas Especiais) chegaram a socorrer os dois para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, mas já chegaram sem vida.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/dois-suspeitos-morrem-durante-confronto-com-a-policia-no-bairro-de-sao-cristovao-em-salvador-18102017
Protesto contra morte de líder quilombola fecha trecho da BA-093
Na manhã desta quarta-feira (18), um protesto fechou o trecho da BA-093 da localidade de Pitanga dos Palmares, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, o ato é contra a morte do líder quilombola Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, o Binho do Quilombo.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/protesto-contra-morte-de-lider-quilombola-fecha-trecho-da-ba-093-18102017
PM é acusado de filmar mulher dentro de banheiro de shopping em Salvador; ele foi ouvido e liberado
Situação teria ocorrido por volta das 13h desta terça-feira (17), em Stella Maris
Robson Santiago dos Santos foi liberado e terá o caso investigado pela Corregedoria da corporação
Reprodução
A vítima, de acordo com informações preliminares, é uma funcionária do estabelecimento. Ela também deu sua versão dos fatos à 12ª Delegacia Territorial, que deve encaminhar o ocorrido à Corregedoria da corporação.
Identificado como Robson Santiago dos Santos, o PM é tenente do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari). Ele teria utilizado um aparelho de telefone celular para gravar a vítima por debaixo da porta de uma das cabines do banheiro feminino, quando foi flagrado e detido por populares.
O celular do policial foi apreendido. De acordo com a 12ª Delegacia, Robson foi ouvido e liberado em seguida. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que “a conduta atribuída ao policial será apurada pela Corregedoria da Polícia Militar na esfera administrativa”.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/pm-e-acusado-de-filmar-mulher-dentro-de-banheiro-de-shopping-em-salvador-ele-foi-ouvido-e-liberado-17102017
EXCLUSIVO: polícia atira contra manifestantes que bloquearam ruas de Pirajá, em Salvador; assista
Houve tentativas de negociação com os manifestantes, mas, sem acordo, os policiais usaram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. O repórter Filipe Costa e o repórter cinematográfico Aristides Júnior, da RecordTV Itapoan, estavam ao vivo e registram tudo com exclusividade.
Duas pessoas foram detidas. Um jovem ficou ferido com uma bala de borracha.
Os manifestantes se dispersaram e os policiais militares permaneceram no local para impedir que a manifestação fosse retomada.
A manifestação reuniu moradores da rua Beira Dique, em Campinas de Pirajá, que acusam policiais militares da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar e da base comunitária de São Caetano de matar um jovem de 21 anos a tiros. Uenderson Yuri Sena de Andrade chegou a ser socorrido por um vizinho, mas morreu no Hospital do Subúrbio.
A polícia negou envolvimento na morte do jovem, mas prometeu investigar a denúncia.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/balanco-geral-ba/videos/exclusivo-policia-atira-contra-manifestantes-que-bloquearam-ruas-de-piraja-em-salvador-assista-17102017
Traficantes matam mãe e filha em ato de vingança contra rival; irmão era alvo
Até a publicação da matéria, a polícia não tinha informações sobre o irmão de Adriana
Outra filha de Adriana, e uma jovem de 16 anos também foram atingidas e socorridas para o HGE
Reprodução
De acordo com a polícia, outra filha de Adriana, de 14 anos, e uma jovem de 16 anos, que não era da família, também foram baleadas e encaminhadas para HGE (o Hospital Geral do Estado), mas o estado de saúde é desconhecido.
Pelo menos seis pessoas participaram do crime. Ainda de acordo com a polícia, parte do grupo já foi identificado. Os nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.
Airan já foi preso por envolvimento em tráfico de drogas e estava em liberdade. De acordo com a investigação, ele tinha esfaqueado um homem na localidade de Vila Pedrita há cerca de um mês, o que despertou a vingança dos traficantes. Os criminosos já tinham tentado matar Airan em outras duas ocasiões. Até o fechamento da matéria, a polícia não tinha informações sobre a localização do irmão de Adriana.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/traficantes-matam-mae-e-filha-em-ato-de-vinganca-contra-rival-irmao-era-alvo-17102017
Clínica realiza exames gratuitos para prevenção do câncer de mama em Salvador
Ação será feira por meio de médicos parceiros que atuam no SUS (Sistema Público de Saúde)
17/10/2017 - 12h27 (Atualizado em 17/10/2017 - 12h27)
Pinterest
Como forma de fomentar a prevenção e o tratamento do câncer de mama
durante a campanha mundial do Outubro Rosa, a Diagnoson a+ irá realizar
exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia das mamas para
pacientes que não têm plano de saúde, e estão na fila de espera da rede
pública para a realização de exames e apresentam quadro clínico crítico
da doença ou grande vulnerabilidade.
A realização dos exames começou na segunda-feira (16) e será feita até 31 de outubro na unidade da Pituba, em Salvador.
A ação contemplará o atendimento de 150 mulheres, sendo que 100 delas serão encaminhadas por meio de médicos parceiros que atuam no Sistema Público de Saúde, e as outras 50 referem-se a pacientes do Hospital Aristides Maltez.
Sobre a Diagnoson a+
A Unidade Diagnoson a+ localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a + Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar, com a excelência do Grupo Fleury. Essa unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que inclui, além dos testes laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/clinica-realiza-exames-gratuitos-para-prevencao-do-cancer-de-mama-em-salvador-17102017
A realização dos exames começou na segunda-feira (16) e será feita até 31 de outubro na unidade da Pituba, em Salvador.
A ação contemplará o atendimento de 150 mulheres, sendo que 100 delas serão encaminhadas por meio de médicos parceiros que atuam no Sistema Público de Saúde, e as outras 50 referem-se a pacientes do Hospital Aristides Maltez.
Sobre a Diagnoson a+
A Unidade Diagnoson a+ localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a + Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar, com a excelência do Grupo Fleury. Essa unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que inclui, além dos testes laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/clinica-realiza-exames-gratuitos-para-prevencao-do-cancer-de-mama-em-salvador-17102017
Duas mulheres e um homem são executados no São João do Cabrito, em Salvador
Segundo a Cicom, ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime
17/10/2017 - 10h12
O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios
Reprodução/Record TV Itapoan
Durante a madrugada desta terça-feira (17), duas mulheres e um homem
foram executados no bairro de São João do Cabrito, em Salvador. Segundo a
Cicom (Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança
Pública), o crime ocorreu na Rua Nova Esperança de Plataforma, por volta
de 1h30.
De acordo com a Cicom, Silvaneide de Jesus Santos, de 38 anos, e Cristiane Nunes, 34, não resistiram aos ferimentos. Já o homem, que ainda não foi identificado, chegou a ser socorrido para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região, mas morreu na unidade.
Até o fechamento da matéria, não havia informações sobre autoria e motivação do crime. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/duas-mulheres-e-um-homem-sao-executados-no-sao-joao-do-cabrito-em-salvador-17102017
De acordo com a Cicom, Silvaneide de Jesus Santos, de 38 anos, e Cristiane Nunes, 34, não resistiram aos ferimentos. Já o homem, que ainda não foi identificado, chegou a ser socorrido para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região, mas morreu na unidade.
Até o fechamento da matéria, não havia informações sobre autoria e motivação do crime. O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/duas-mulheres-e-um-homem-sao-executados-no-sao-joao-do-cabrito-em-salvador-17102017
Recém-nascido é encontrado dentro caixa de papelão no bairro de Vista Alegre, em Salvador
Até o fechamento da matéria, a mãe da criança não havia sido localizada
16/10/2017 - 10h45
Não há informações sobre o estado de saúde do bebê
Divulgação/SSP
Um recém-nascido foi encontrado em uma caixa de papelão no bairro de
Vista Alegre, em Salvador, na noite de domingo (15). Segundo a SSP
(Secretaria de Segurança Pública), a criança estava no canto da rua na
Travessa 1, em frente ao mercado Ferreira pelo. Policiais militares
foram acionados e utilizaram um cobertor para aquecer o bebê.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado e
realizou o primeiro atendimento para a recém-nascida. Em seguida, ela
foi encaminhada para o Hospital João Batista Caribé, na avenida Afrânio
Peixoto. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Até o fechamento da matéria, a mãe da criança não havia sido localizada. A polícia está investigando o caso.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/recem-nascido-e-encontrado-dentro-caixa-de-papelao-no-bairro-de-vista-alegre-em-salvador-16102017
Até o fechamento da matéria, a mãe da criança não havia sido localizada. A polícia está investigando o caso.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/recem-nascido-e-encontrado-dentro-caixa-de-papelao-no-bairro-de-vista-alegre-em-salvador-16102017
Mulher é presa pela PRF no interior de ônibus transportando cocaína
Segundo a PRF, a mulher informou que receberia uma quantia em dinheiro para levar a droga
16/10/2017 - 12h09 (Atualizado em 16/10/2017 - 12h09)
Divulgação/PRF
Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) prenderam uma mulher de 27 anos, transportando cocaína em um ônibus que seguia de São Paulo/SP com destino a Euclides da Cunha/BA. Segundo a PRF, o flagrante ocorreu no KM 839 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia.De acordo com a PRF, após realizar buscas no compartimento de passageiros, os policiais encontraram uma sacola plástica contendo 2.200 papelotes de cocaína, pesando aproximadamente 2.200 Kg.
Apresentando nervosismo, a mulher que estava sentada próximo onde a droga foi localizada, confirmou que era proprietária dos entorpecentes. Ao ser questionada, a mulher informou que receberia uma quantia em dinheiro para levar a droga até a cidade de Monte Santo/BA.
A suspeita, que não teve a identidade divulgada, foi levada para a Delegacia Territorial, onde irá responder por crime de tráfico de entorpecentes.
Recém-nascido é encontrado morto no lixo em Dias D'Ávila (BA)
Um recém-nascido foi encontrado morto em meio ao lixo, em uma localidade conhecida como Bosque, na cidade de Dias d'Ávila, região metropolitana de Salvador, na manhã desta segunda-feira (16).
No domingo (15), outro recém-nascido foi encontrado em uma caixa de papelão no bairro de Vista Alegre, em Salvador, na noite de domingo (15).
Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e realizou o primeiro atendimento para a recém-nascida. Em seguida, ela foi encaminhada para o Hospital João Batista Caribé, na avenida Afrânio Peixoto. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/balanco-geral-ba/videos/recem-nascido-e-encontrado-morto-no-lixo-em-dias-davila-ba-16102017
Criança morre após comer bolo envenenado na Bahia; tia do garoto é suspeita
Segundo testemunhas, a suspeita já suspeita já tentou envenenar o próprio pai
16/10/2017 - 14h22
O caso será investigado pela Polícia Civil
Reprodução/Record TV Itapoan
Uma criança de 6 anos morreu após comer uma fatia de bolo envenenado
com chumbinho na casa dos avós maternos, na cidade de Santo Estevão,
cerca de 180 km de Salvador. O crime ocorreu no domingo (15).
Segundo a polícia, após comer o bolo, a criança, que não teve a identidade divulgada, começou a passar mal e foi socorrido para o Hospital Dr. João Borges de Cerqueira, mas não resistiu e morreu na unidade.
A suspeita da polícia é que a tia do garoto, seja a responsável pelo crime. De acordo com populares, a suspeita, que sofre de esquizofrenia, já foi internada várias vezes para tratar a doença.
A criança morava com a mãe e o padrasto em Feira de Santana, cidade a cerca de 40 km de Santo Estevão, e estava visitando os avós. Informações preliminares apontam que a mulher já tentou envenenar o próprio pai. Além disso, de acordo com os familiares, ela teria matado vários animais envenenados.
O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo do garoto vai passar por perícia na tarde de hoje.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/crianca-morre-apos-comer-bolo-envenenado-na-bahia-tia-do-garoto-e-suspeita-16102017
Segundo a polícia, após comer o bolo, a criança, que não teve a identidade divulgada, começou a passar mal e foi socorrido para o Hospital Dr. João Borges de Cerqueira, mas não resistiu e morreu na unidade.
A suspeita da polícia é que a tia do garoto, seja a responsável pelo crime. De acordo com populares, a suspeita, que sofre de esquizofrenia, já foi internada várias vezes para tratar a doença.
A criança morava com a mãe e o padrasto em Feira de Santana, cidade a cerca de 40 km de Santo Estevão, e estava visitando os avós. Informações preliminares apontam que a mulher já tentou envenenar o próprio pai. Além disso, de acordo com os familiares, ela teria matado vários animais envenenados.
O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo do garoto vai passar por perícia na tarde de hoje.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/crianca-morre-apos-comer-bolo-envenenado-na-bahia-tia-do-garoto-e-suspeita-16102017
Jovem de 25 anos é morto na praia de Patamares, em Salvador; ele era procurado por homicídio
Corpo foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (16)
16/10/2017 - 17h14 (Atualizado em 16/10/2017 - 22h22)
Elvis Noronha, de 25 anos, morreu na hora
Mateus Borges / RecordTV Itapoan
Elvis Noronha, de 25 anos, estava com amigos, quando, segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra o rapaz. Um dos amigos dele também teria sido baleado, mas foi socorrido. Elvis morreu na hora.
Segundo os PMs no local, foi uma execução. No momento do crime, a praia estava lotada. Houve pânico e correria. Os criminosos não levaram nada da vítima. Nem a moto de Elvis, que estava estacionada a poucos metros de onde ele estava.
De acordo com Secretaria de Segurança Pública (SSP), em nota à imprensa, a vítima tinha mandado de prisão em aberto por um duplo homicídio, supostamente cometido em 2013. Além disso, o jovem respondia também a um inquérito por tráfico de drogas, no bairro de Sussuarana.
Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam a morte.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/jovem-de-25-anos-e-morto-na-praia-de-patamares-em-salvador-ele-era-procurado-por-homicidio-16102017
Bandidos explodem carro-forte e roubam dinheiro em Souto Soares (BA)
Crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (16)
16/10/2017 - 18h38 (Atualizado em 16/10/2017 - 18h58)
Não há informações sobre a quantia levada
Reprodução / Facebook
De acordo com os policiais militares, o crime foi cometido por homens fortemente armados que chegaram em dois veículos.
Testemunhas contaram que os seguranças chegaram a se esconder no matagal para escapar dos bandidos. Tudo aconteceu próximo a um posto fiscal desativado. Depois do crime, os suspeitos conseguiram fugir. Não há informações sobre a quantia levada.
Viaturas de várias unidades da Polícia Militar, como da Companhia de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Chapada) e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), fizeram um cerco na região para tentrar localizar os bandidos.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/bandidos-explodem-carro-forte-e-roubam-dinheiro-em-souto-soares-ba-16102017
"Me defendi de todos os jeitos", diz vítima que sobreviveu a tiroteio em 'paredão' da Liberdade; assista
Boa parte das 11 vítimas de um tiroteio em uma festa do estilo 'paredão', neste domingo (15) no bairro da Liberdade, em Salvador, tiveram alta médica nesta segunda-feira (16). De acordo com testemunhas e com a Secretaria de Segurança Pública, homens armados invadiram a festa - que era irregular - e começaram a atirar contra quem estava ao lado do palco. Uma criança de 11 anos está entre os baleados.
Fonte: https://noticias.r7.com/bahia/cidade-alerta-ba/videos/me-defendi-de-todos-os-jeitos-diz-vitima-que-sobreviveu-a-tiroteio-em-paredao-da-liberdade-assista-16102017
Diabetes: os cinco erros mais comuns
De cada dez pessoas que começam a controlar diabetes com medicamentos e mudanças de hábitos, apenas quatro conseguem se cuidar direito.
Por G1, São Paulo
Dezesseis milhões de brasileiros tem diabetes e quem convive com a
doença sabe quantos cuidados são necessários para lidar diariamente com o
problema. O Bem Estar desta segunda-feira (16) mostrou os cinco erros
mais comuns que as pessoas comentem. Para falar sobre o assunto,
convidamos os endocrinologistas João Sales e Louise Cominato.
De cada dez pessoas que começam a controlar diabetes com medicamentos e
mudanças de hábitos, apenas quatro conseguem se cuidar direito. O
diabetes é uma doença silenciosa e sem cura, mas que tem controle, por
isso o tratamento é contínuo. Um erro comum é parar os remédios
prescritos pelo médico porque ‘não sente nada’ ou acha que já terminou a
terapia.
Outro erro é não medir a glicose diariamente se você usa insulina ou
fazer o acompanhamento prescrito pelo médico se você não usa. Não dá
para viver tentando adivinhar a glicemia. A quantidade de açúcar no
sangue deve ser medida pelo menos três vezes por dia, antes das
refeições e anotada, no caso de uso de medicação injetável.
O erro número três é não usar a insulina injetável corretamente. Já o
quarto tem relação com a alimentação. Os erros mais comuns são cortar
todos os carboidratos, usar só adoçante, exagerar nas frutas e preferir
sucos a fruta, principalmente os industrializados, e comer muito depois
da hipoglicemia.
Por último, o excesso de superproteção (crianças) ou deixar que o
diabetes limite sua qualidade de vida. Vale reforçar que se evitar os
erros é possível ter uma vida normal.
Receitas
Bolinho de Espinafre Low Carb
- 1 maço de espinafre cozido
- 2 ovos inteiros
- Temperos como sal, pimenta, cheiro verde, alho e cebola a gosto
- 100 gramas de queijo meia cura ralado
- 1 xícara de Farinha de Amêndoas (ou Farinha de Banana Verde)
- 2 ovos inteiros
- Temperos como sal, pimenta, cheiro verde, alho e cebola a gosto
- 100 gramas de queijo meia cura ralado
- 1 xícara de Farinha de Amêndoas (ou Farinha de Banana Verde)
Faça o branqueamento do espinafre. Depois, misture com a mão todos os
ingredientes e faça os bolinhos. Asse no forno convencional ou grelhe na
panela sem óleo. Como o espinafre já está cozido, espere só o tempo de
cozinhar a gema.
Suco de espinafre Detox
- 150 gramas de espinafre
- 1 maçã
- Suco de limão
- 1 maçã
- Suco de limão
Segunda-feira, 16/10/2017, às 12:18,
por Dra. Ana Escobar
Bom seria se todos pudéssemos despertar espontaneamente, na hora indicada pelo nosso relógio biológico. Sim, cada um de nós tem um relógio interno que regula nossa fisiologia. Mais importante: o relógio interno de cada pessoa é único, individual e tem sua própria noção de tempo.
Isso significa que algumas pessoas acordam espontaneamente cedo pela manhã, horário em que estão mais ligadas no mundo, e outras odeiam acordar cedo, ficam com sono a manhã inteira, e "despertam" mais tarde. Preferem trabalhar ou estudar à noite, pois rendem muito mais. Estas pessoas sofrem, pois são obrigadas a contrariar o próprio relógio e forçar a fisiologia do organismo a funcionar contra si em um mundo que geralmente começa às oito horas da manhã (ou antes) e termina às seis da tarde.
Este ciclo de sono e vigília, individual e único para cada pessoa, se chama ciclo circadiano.
Há poucas semanas 3 pesquisadores americanos -- Michael Robash, Jeffrey Hall e Michael Young -- que identificaram os genes responsáveis pela regulação molecular do ciclo circadiano ganharam o Prêmio Nobel de Medicina, tão importantes suas descobertas nesta área.
Estes genes controlam nossos mecanismos fisiológicos -- hormônios e mediadores -- que nos fazem estar mais ou menos "ligados" ou "desligados" em determinadas horas do dia. E esse relógio interno, que nos liga ou desliga, funciona cotidianamente, da mesma forma, única e geneticamente determinada para cada um de nós.
Quando viajamos para outros países, com diferentes fusos horários, nosso relógio interno se desregula. Resultado: ficamos mais cansados e com uma sensação orgânica de desconforto.
Muitos demoram, inclusive, para se acostumar com o horário de verão, que altera em apenas uma hora nosso ciclo circadiano.
Quem sabe esta descoberta levante a questão de que somos diferentes em relação aos horários de maior produtividade de cada um; o que deveria ser levado em consideração tanto para crianças e adolescentes que estudam, como para os adultos que trabalham.
Incrível se todos pudéssemos dormir e acordar seguindo apenas a orientação do relógio interno de cada um. Aí provavelmente a vida teria mais chance de ser um sonho bom.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/o-despertador-te-acorda-de-manha.html
O despertador te acorda de manhã?
"Sou feliz com o que não tenho". Muitas coisas que não temos nos deixam, de fato, mais felizes. Não ter que acordar cedo, com um despertador ou um celular cantando nos ouvidos e nos retirando abruptamente dos sonhos, é uma delas.Bom seria se todos pudéssemos despertar espontaneamente, na hora indicada pelo nosso relógio biológico. Sim, cada um de nós tem um relógio interno que regula nossa fisiologia. Mais importante: o relógio interno de cada pessoa é único, individual e tem sua própria noção de tempo.
Isso significa que algumas pessoas acordam espontaneamente cedo pela manhã, horário em que estão mais ligadas no mundo, e outras odeiam acordar cedo, ficam com sono a manhã inteira, e "despertam" mais tarde. Preferem trabalhar ou estudar à noite, pois rendem muito mais. Estas pessoas sofrem, pois são obrigadas a contrariar o próprio relógio e forçar a fisiologia do organismo a funcionar contra si em um mundo que geralmente começa às oito horas da manhã (ou antes) e termina às seis da tarde.
Este ciclo de sono e vigília, individual e único para cada pessoa, se chama ciclo circadiano.
Há poucas semanas 3 pesquisadores americanos -- Michael Robash, Jeffrey Hall e Michael Young -- que identificaram os genes responsáveis pela regulação molecular do ciclo circadiano ganharam o Prêmio Nobel de Medicina, tão importantes suas descobertas nesta área.
Estes genes controlam nossos mecanismos fisiológicos -- hormônios e mediadores -- que nos fazem estar mais ou menos "ligados" ou "desligados" em determinadas horas do dia. E esse relógio interno, que nos liga ou desliga, funciona cotidianamente, da mesma forma, única e geneticamente determinada para cada um de nós.
Quando viajamos para outros países, com diferentes fusos horários, nosso relógio interno se desregula. Resultado: ficamos mais cansados e com uma sensação orgânica de desconforto.
Muitos demoram, inclusive, para se acostumar com o horário de verão, que altera em apenas uma hora nosso ciclo circadiano.
Quem sabe esta descoberta levante a questão de que somos diferentes em relação aos horários de maior produtividade de cada um; o que deveria ser levado em consideração tanto para crianças e adolescentes que estudam, como para os adultos que trabalham.
Incrível se todos pudéssemos dormir e acordar seguindo apenas a orientação do relógio interno de cada um. Aí provavelmente a vida teria mais chance de ser um sonho bom.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/o-despertador-te-acorda-de-manha.html
Cientistas desvendam por que leite materno tem moléculas de açúcar que bebês não digerem
Pesquisadores descobriram que oligossacarídeos exercem uma função importante na proteção de infecções e já testam esse conhecimento na prevenção de doenças em prematuros.
Por BBC
O ser humano nasce com 3,5 kg e 45 cm de comprimento, em média. A
partir daí, nas primeiras semanas de vida, é quando crescemos mais
rápido: quase um centímetro por semana. E o único alimento que ingerimos
para sustentar esse impressionante ritmo é o leite materno, que contém
tudo que é necessário para o desenvolvimento de um bebê.
Para produzi-lo, o corpo da mãe precisa usar componentes de si próprio.
Por exemplo, derreter a gordura que armazena, primeiramente dos quadris
e das nádegas. Por isso, pode parecer estranho que um dos principais
ingredientes do leite materno não possa ser digerido por humanos.
"O leite materno é tudo o que o bebê necessita nutricionalmente e muito mais", destaca Bruce German, do Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentícia da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos.
"É repleto de água, proteínas, gordura, açúcar... Mas o surpreendente é
que tenha uma enorme quantidade de oligossacarídeos complexos, que são
totalmente indigestos para bebês."
Os cientistas descobriram há mais de meio século que essas moléculas
complexas de açúcar não são absorvidas pelo intestino e não têm nenhum
benefício nutritivo, mas não sabiam explicar sua presença no leite
materno. German e sua equipe se dedicaram a resolver esse enigma e a
descobrir por que as mães produzem grandes quantidades dessas moléculas.
"Nossa hipótese era que, se essas moléculas não alimentavam o bebê, deviam alimentar outra coisa: bactérias", diz German.
Proteção
Amostras de oligossacaerídeos foram entregues ao renomado microbiólogo
David Mills. "Ele testou bactérias até encontrar uma que crescia com
essas moléculas", explica German.
A bifidobacterium infantis é a única que pode se alimentar dos
oligossacarídeos do leite humano.
Assim, deduziu-se que as moléculas
indigestas estavam presentes nele para que essas bactérias pudessem
crescer e florescer.
Um bebê vive em um ambiente estéril e protegido até o nascimento,
quando começa a adquirir bactérias do seu entorno. O intestino delgado é
particularmente suscetível a bactérias infecciosas patogênicas.
Assim, como essa bactéria floresce nos oligossacarídeos, o intestino
delgado se enche de bifidobacterium infantis, cobre o intestino do bebê e
impede que qualquer patógeno cresça. Ou seja, as mães literalmente
recrutam outra forma de vida para cuidar de seus bebês após o parto.
Prevenção
Na unidade neonatal de Sacramento, na Califórnia, os médicos estão testando um novo tratamento para ajudar bebês prematuros.
Um dos maiores desafios enfrentados por esses recém-nascidos é
conseguir que as bactérias adequadas colonizem seus intestinos. Sem
isso, correm o risco de desenvolver uma grave infecção intestinal, a
enterocolite necrosante. Caso o tecido intestinal esteja infectado,
podem surgir orifícios na parede do órgão, o que chega a ser fatal.
Por isso, os médicos começaram a alimentá-los com uma mistura de leite
materno e bifidobacterium infantis. E mediram depois um aumento de
bactérias nas amostras de fezes dos bebês. As evidências acumuladas até
agora mostram que a bactéria pode prevenir a enterocolite necrosante.
O trabalho de German e sua equipe estão ampliando nossa compreensão de
como bactérias podem ser benéficas e ajudar nosso organismo.
Há uma comunidade diversa de micróbios que vivem em cada um de nós: é o
nosso microbioma. À medida que crescemos, ele cresce com a gente: a
comida que ingerimos, os lugares que visitamos, as pessoas com quem
interagimos, cada nova experiência modifica esse bioma. É algo tão
individual quanto nossas digitais.
Temos milhares de espécies de bactérias vivendo em nossa pele, por
exemplo. Em cada centímetro quadrado, pode haver mais de 1 milhão de
bactérias ou mais. Um estudo identificou mais de 1 mil espécies que até
então eram desconhecidas simplesmente a partir de amostras do umbigo.
Esses bilhões de bactérias com que convivemos não são parasitas. Há
pesquisas que mostram que um desequilíbrio nas bactérias intestinais
pode ter um enorme impacto no funcionamento dos nossos corpos.
A obesidade, a pressão arterial e doenças cardíacas já foram vinculadas
a microbiomas deficientes. É possível ainda que afetem nosso estado de
ânimo, causando depressão.
Por isso, é essencial que tenham um bioma de bactérias saudável -- desde o berço.
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Febre amarela: Jundiaí confirma morte de quase 40 macacos pela doença
Vacinação foi intensificada no Parque da Uva e prefeitura marcou mutirão para sábado (21) após as 39 mortes desde o início do ano. Campo Limpo Paulista também estendeu horário para imunização dos moradores.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Quase 40 macacos já morreram infectados por febre amarela em Jundiaí
(SP) desde o início de ano, de acordo com o levantamento divulgado pela
Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (16).
Os exames realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo,
diagnosticaram a doença em 39 animais encontrados sem vida na cidade,
dos 93 casos que estavam em análise. Até então, o índice era de 10
macacos infectados pela febre.
Dentre os casos confirmados, 23 concentram-se na região do bairro
Corrupira, 8 no Rio Acima, 2 na Champirra, 2 no Jundiaí Mirim, 2 no
Vivendas, 1 no Fernandes e 1 no Pinheirinho.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo
Possidente, 121,5 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela,
mas o movimento no parque, onde é oferecida a vacina, ainda é abaixo do
esperado.
"Esperávamos um grande número e está reduzido, o que demonstra uma
despreocupação por parte da população, e a nossa situação que realmente
requer atenção, que as pessoas procurem a vacinação", salienta a
enfermeira.
Força-tarefa
Não há casos de febre amarela confirmados em humanos, apesar disso a
vacinação foi intensificada em Jundiaí. A prefeitura montou um posto
avançado de vacinação no Parque da Uva, que funciona das 9h às 15h, e
das 17h às 20h, até sexta-feira (20).
No sábado (21) haverá mutirão das 9h às 16h nas Unidades Básicas de
Saúde (UBSs) Hortolândia, Novo Horizonte, Vila Rami e Caxambu. Além
disso, desde abril a prefeitura faz a vacinação "casa a casa" em áreas
de risco.
Para receber a vacina, crianças de até 6 anos devem ir acompanhadas dos
pais ou responsáveis com a carteirinha de vacinação. Os adultos
precisam apresentar um documento de identificação com foto.
Parque fechado
O Parque do Corrupira, em Jundiaí, foi fechado por tempo indeterminado.
A medida é mais uma ação para prevenir a transmissão do vírus da febre
amarela. O local fica em meio a uma área de mata onde vários macacos
foram encontrados mortos.
A festa de Dia das Crianças, que seria realizada no parque na semana passada, foi transferida para o Parque da Uva.
Campo Limpo Paulista
Em Campo Limpo Paulista, onde cinco macacos foram encontrados mortos,
sendo que em um caso foi confirmada a infecção por febre amarela, o
horário de vacinação também foi estendido.
As UBSs do Botujuru, São José e Central funcionam das 17h às 20h
exclusivamente para a vacinação contra a febre amarela. No último
mutirão realizado pela prefeitura, 7.107 pessoas receberam a dose,
totalizando 15 mil pessoas imunizadas no município.
'Dormi menino e acordei menina': o dramático relato do britânico intersexual criado sob gênero errado
Equívocos médicos levaram Joe Holliday a ser tratado como Joella durante anos. 'Me sentia em um buraco negro e não entendia por que', conta ele.
Por BBC
Quando o britânico Joe Holliday nasceu, em 1988, os médicos não tinham
clareza quanto a se ele era um menino ou uma menina. Ainda no útero,
seus órgãos genitais não se desenvolveram plenamente e ele tinha um
grande buraco em seu abdome.
Holliday, hoje com 29 anos, foi inicialmente descrito como menino em
sua certidão de nascimento.
Mas ele conta que um especialista do Great
Ormond Street Hospital -- centro de referência de saúde infantil em
Londres -- sugeriu a sua mãe que passasse a criá-lo como uma menina,
alegando que cirurgicamente seria mais fácil e por causa da ausência de
genitais masculinos.
Por isso, em seu primeiro aniversário, ele passou de Joe a Joella, do
dia para a noite. Seguindo os conselhos médicos, sua mãe trocou suas
roupas de azul para cor-de-rosa.
Ele literalmente foi dormir certo dia sendo tratado como um menino e acordou sendo tratado como uma menina.
Uma década depois, em 1998, ele foi retratado, aos 10 anos, em um
documentário da BBC que acompanhava a batalha legal de sua família para
mudar a certidão de nascimento de menino para menina.
Foi o início de um período de grande sofrimento para Holliday. Como
Joella, ele sofreu de depressão e ansiedade, se automutilou e chegou a
tentar suicídio.
"Durante alguns anos, me sentia em um buraco negro e não sabia por que", conta Holliday à BBC.
Foi só aos 25 anos que, por acaso, ele encontrou um prontuário médico
antigo que mostrava que seus cromossomos eram XY -- ou seja,
geneticamente, ele era do sexo masculino.
Ele também descobriu que seus testículos haviam sido removidos quando
ele tinha um ano e meio de idade, apesar de estarem perfeitamente
saudáveis.
"Sinto que perdi uma parte enorme da minha vida", conta Holliday. "Foram 15 anos que passei deprimido, quase recluso a certa altura."
Com essas descobertas, Holliday passou a se aceitar como homem e assumiu sua identidade masculina.
Diferenciação sexual
A intersexualidade é um distúrbio de diferenciação sexual (DDS) e
ocorre quando características como genitais, órgãos reprodutivos ou
padrões cromossômicos não se desenvolvem conforme o esperado e não se
enquadram nas divisões binárias de masculino e feminino -- assim,
pacientes podem ter características sexuais mescladas.
"Isso ocorre por causa de uma diferença entre os genes e a forma como
(o corpo do paciente) responde aos hormônios sexuais", informa o NHS,
serviço público de saúde britânico. "Pode ser genético, mas muitas vezes
isso ocorre aleatoriamente, sem que haja uma causa óbvia."
Dados da ONU apontam que, em âmbito global, até 1,7% da população tem traços intersexuais.
O caso de Holliday vem à tona em uma nova investigação da BBC, que
revelou que o Great Ormond Street Hospital ainda hoje não tem sido capaz
de oferecer um tratamento de excelência para crianças intersexuais.
Segundo as apurações, parte dos pacientes nascidos com distúrbios de
desenvolvimento de órgãos genitais e suas famílias não tiveram acesso a
atendimento psicológico e não tiveram seus casos devidamente estudados
antes de passarem por cirurgias irreversíveis -- e que definiram o rumo
de suas vidas.
Em resposta, o hospital disse que os casos foram discutidos com equipes
multidisciplinares e que um psicólogo especialista será contratado "nas
próximas semanas".
O protocolo para o acompanhamento de DDS inclui discussões com uma
equipe de especialistas e acompanhamento psicológico, para garantir que
as escolhas feitas em nome das crianças sejam as melhores possíveis.
Exames -- que vão de ultrassom dos órgãos internos a exames de sangue
para análise genética ou hormonal -- podem ajudar familiares e
especialistas a escolherem o melhor caminho.
Mas ainda se trata de uma área "muito complicada da medicina", afirma
Ieuan Hughes, professor emérito de pediatria da Universidade de
Cambridge e especialista em distúrbios hormonais.
Ele afirma ser vital que as famílias com casos de DDS recebam apoio
psicológico antes que qualquer cirurgia seja realizada nas crianças, já
que as implicações da decisão costumam ser para a vida toda.
MPF-PE pede afastamento do ministro da Saúde
Segundo ação civil pública, o ministro busca "esvaziar" as atribuições institucionais da Hemobrás. Procuradora pede ainda que União mantenha contrato com a fábrica.
Por G1 PE
O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) entrou com uma ação
civil pública pedindo o afastamento cautelar do ministro da Saúde,
Ricardo José Magalhães Barros. A ação pede ainda a manutenção do
contrato da União com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e
Biotecnologia (Hemobrás), impedindo que a fábrica saia de Goiana, na
Zona da Mata Norte do estado, sem embasamento técnico.
A procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes aponta que o
ministro assumiu publicamente o interesse político em levar o "mercado
de sangue" para o Paraná.
De acordo com a ação, o ministro busca "esvaziar" as atribuições da
Hemobrás visando atrair para o Paraná a produção e industrialização de
hemoderivados essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que,
atualmente, são produzidos pela fábrica em Pernambuco.
"O intento do Ministério da Saúde viola frontalmente os princípios da
Administração Pública inscritos na Constituição da República,
notadamente o da eficiência e moralidade", aponta na ação a procuradora.
Segundo o MPF, a ação foi motivada por informações de que o Ministério
da Saúde suspendeu a Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de
Fator VIII recombinante tendo como parceiro responsável pela
transferência de tecnologia a empresa Baxter, além da negociação que vem
sendo feita pelo ministério junto à empresa Octapharma Brasil para a
construção de nova fábrica de hemoderivados e recombinantes em Maringá
(PR).
A procuradora apontou que há impactos financeiros nocivos à Hemobrás
com contratação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a cisão
do mercado de fornecimentos de material plasmático, uma vez que "a
conduta de contratação em caráter de urgência da Tecpar é fruto da
omissão do próprio ministro em dar continuidade a projeto de
transferência de tecnologia que implicou investimentos em torno de R$ 1
bilhão".
A ação ressalta ainda que o ministério não analisou a proposta
encaminhada pela Shire, empresa contratada pela Hemobrás para viabilizar
a continuidade da PDP. "A omissão perdura por quatro meses e implica
engavetamento da PDP, ao ferir a legislação que rege o processo
administrativo, que prevê prazo máximo de 30 dias de resposta à
proposta", reforça.
O G1 tenta contato com Ministério da Saúde.
Recomendações
Em agosto, o MPF no estado já havia emitido três recomendações
para impedir a adoção de medidas "sem embasamentos científico, técnico e
legal" relativas à possível transferência da fábrica e mudanças na
Hemobrás.
Na recomendação de agosto, o MPF argumentou que era urgente a
necessidade de adoção de providências pelos órgãos responsáveis para
impedir prejuízos econômicos, financeiros e operacionais à Hemobrás, aos
processos de aquisição de tecnologias e ao interesse público.
Também havia sido recomendado que não fossem aprovadas e nomeadas para
cargos de gestão na Hemobrás ou no Ministério da Saúde pessoas que
tenham vínculos diretos ou indiretos com empresas privadas interessadas
na transferência de tecnologia de processamento de material plasmático
ou de produção de hemoderivados. A Procuradoria ressalta os casos de
pessoas que já tenham atuado em empresas farmacêuticas.
Também consta dos documentos uma determinação para que seja justificada
através de estudos qualquer transferência de tecnologia para
processamento de plasma e hemoderivados para outras empresas, além das
já incluídas no processo, como a Shire Farmacêutica Brasil/Baxter
Hospitalar e a Hemobrás.
O MPF argumenta que essa fundamentação é imprescindível e que a
construção de fábrica da Hemobrás em Goiana já se encontra em estado
avançado.
Investigação
O Tribunal de Contas da União (TCU) também investiga
a decisão do Ministério da Saúde de suspender o contrato de parceria
entre o laboratório irlandês Shire e a estatal Hemobrás. A investigação
visa apurar se houve irregularidade na decisão, que pode ter relação com
a construção de uma outra fábrica, na cidade de Maringá, no Paraná,
base eleitoral do ministro da Saúde, Ricardo Barros. No 4 de outubro, o
TCU determinou cautelarmente ao Ministério da Saúde que torne sem efeito
a suspensão da parceria entre a Hemobrás e a Shire.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)