terça-feira, 24 de outubro de 2017

Febre amarela: Jundiaí confirma morte de quase 40 macacos pela doença

Vacinação foi intensificada no Parque da Uva e prefeitura marcou mutirão para sábado (21) após as 39 mortes desde o início do ano. Campo Limpo Paulista também estendeu horário para imunização dos moradores.

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Quase 40 macacos já morreram infectados por febre amarela em Jundiaí (SP) desde o início de ano, de acordo com o levantamento divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (16). 

Os exames realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, diagnosticaram a doença em 39 animais encontrados sem vida na cidade, dos 93 casos que estavam em análise. Até então, o índice era de 10 macacos infectados pela febre. 

Dentre os casos confirmados, 23 concentram-se na região do bairro Corrupira, 8 no Rio Acima, 2 na Champirra, 2 no Jundiaí Mirim, 2 no Vivendas, 1 no Fernandes e 1 no Pinheirinho. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, 121,5 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela, mas o movimento no parque, onde é oferecida a vacina, ainda é abaixo do esperado. 

"Esperávamos um grande número e está reduzido, o que demonstra uma despreocupação por parte da população, e a nossa situação que realmente requer atenção, que as pessoas procurem a vacinação", salienta a enfermeira. 
Moradores de área onde há casos confirmados em Jundiaí recebem vacina em casa (Foto: Reprodução/TV TEM) 
Moradores de área onde há casos confirmados em Jundiaí recebem vacina em casa (Foto: Reprodução/TV TEM)

Força-tarefa

Não há casos de febre amarela confirmados em humanos, apesar disso a vacinação foi intensificada em Jundiaí. A prefeitura montou um posto avançado de vacinação no Parque da Uva, que funciona das 9h às 15h, e das 17h às 20h, até sexta-feira (20). 

No sábado (21) haverá mutirão das 9h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Hortolândia, Novo Horizonte, Vila Rami e Caxambu. Além disso, desde abril a prefeitura faz a vacinação "casa a casa" em áreas de risco.
 
Para receber a vacina, crianças de até 6 anos devem ir acompanhadas dos pais ou responsáveis com a carteirinha de vacinação. Os adultos precisam apresentar um documento de identificação com foto. 
Parque Corrupira foi fechado em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação) 
Parque Corrupira foi fechado em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

Parque fechado

O Parque do Corrupira, em Jundiaí, foi fechado por tempo indeterminado. A medida é mais uma ação para prevenir a transmissão do vírus da febre amarela. O local fica em meio a uma área de mata onde vários macacos foram encontrados mortos. 

A festa de Dia das Crianças, que seria realizada no parque na semana passada, foi transferida para o Parque da Uva.

Campo Limpo Paulista

Em Campo Limpo Paulista, onde cinco macacos foram encontrados mortos, sendo que em um caso foi confirmada a infecção por febre amarela, o horário de vacinação também foi estendido. 

As UBSs do Botujuru, São José e Central funcionam das 17h às 20h exclusivamente para a vacinação contra a febre amarela. No último mutirão realizado pela prefeitura, 7.107 pessoas receberam a dose, totalizando 15 mil pessoas imunizadas no município. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário