quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Segunda-feira, 16/10/2017, às 12:18,

O despertador te acorda de manhã?

"Sou feliz com o que não tenho". Muitas coisas que não temos nos deixam, de fato, mais felizes. Não ter que acordar cedo, com um despertador ou um celular cantando nos ouvidos e nos retirando abruptamente dos sonhos, é uma delas.

Bom seria se todos pudéssemos despertar espontaneamente, na hora indicada pelo nosso relógio biológico. Sim, cada um de nós tem um relógio interno que regula nossa fisiologia. Mais importante: o relógio interno de cada pessoa é único, individual e tem sua própria noção de tempo.

Isso significa que algumas pessoas acordam espontaneamente cedo pela manhã, horário em que estão mais ligadas no mundo, e outras odeiam acordar cedo, ficam com sono a manhã inteira, e "despertam" mais tarde. Preferem trabalhar ou estudar à noite, pois rendem muito mais. Estas pessoas sofrem, pois são obrigadas a contrariar o próprio relógio e forçar a fisiologia do organismo a funcionar contra si em um mundo que geralmente começa às oito horas da manhã (ou antes) e termina às seis da tarde.

Este ciclo de sono e vigília, individual e único para cada pessoa, se chama ciclo circadiano.

Há poucas semanas 3 pesquisadores americanos -- Michael Robash, Jeffrey Hall e Michael Young -- que identificaram os genes responsáveis pela regulação molecular do ciclo circadiano ganharam o Prêmio Nobel de Medicina, tão importantes suas descobertas nesta área.

Estes genes controlam nossos mecanismos fisiológicos -- hormônios e mediadores -- que nos fazem estar mais ou menos "ligados" ou "desligados" em determinadas horas do dia. E esse relógio interno, que nos liga ou desliga, funciona cotidianamente, da mesma forma, única e geneticamente determinada para cada um de nós.

Quando viajamos para outros países, com diferentes fusos horários, nosso relógio interno se desregula. Resultado: ficamos mais cansados e com uma sensação orgânica de desconforto. 

Muitos demoram, inclusive, para se acostumar com o horário de verão, que altera em apenas uma hora nosso ciclo circadiano.


Quem sabe esta descoberta levante a questão de que somos diferentes em relação aos horários de maior produtividade de cada um; o que deveria ser levado em consideração tanto para crianças e adolescentes que estudam, como para os adultos que trabalham.

Incrível se todos pudéssemos dormir e acordar seguindo apenas a orientação do relógio interno de cada um. Aí provavelmente a vida teria mais chance de ser um sonho bom.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/o-despertador-te-acorda-de-manha.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário